Plano de Resíduos Sólidos de Canaã é apresentado a equipe de governo e sociedade civil
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 10/03/2015
Secretários de governo, diretores de autarquias e representantes da sociedade civil organizada puderam acompanhar, na manhã desta terça-feira (10), a apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Canaã dos Carajás (PMGIRS). O encontro foi realizado no auditório da Câmara Municipal. O documento, que está sendo finalizado pela Secretaria de Planejamento, tem o objetivo de disciplinar as ações do poder público em áreas como coleta e tratamento de lixo, limpeza urbana e reciclagem. Além disso, a elaboração do plano é uma exigência do governo federal para que os municípios tenham acesso a recursos para essa área.

Ao discursar na abertura do evento, o prefeito Jeová Andrade destacou que planejar a gestão dos resíduos é ??uma grande responsabilidade? e definiu a questão do lixo como ??um dos problemas do milênio?.

??? algo que deve ser debatido para que cheguemos a um melhor caminho. E isso passa pela mudança da cultura da população, principalmente no norte do Brasil, mas nós queremos enfrentar?, disse. Jeová lembrou que, ao assumir o mandato, uma das primeiras ações foi a compra de um terreno onde será instalado o aterro sanitário definitivo de Canaã. O antigo lixão foi revitalizado e, hoje, é um aterro controlado.

Ao definir a importância da apresentação do Plano, o secretário de Planejamento, José Luiz dos Santos, ressaltou que não basta a tomada de decisões pelo poder público, é preciso ??pactuar? com a população, para que todos assumam essa responsabilidade.

A preocupação foi reforçada pela representante da UNESCO, Berenice de Sousa Cordeiro, que, por meio da Fundação Vale, também auxilia na elaboração do Plano. Ela ensossou que o município tem ??o papel de fomentar a população para cumprir estes princípios?.

As plenárias para a apresentação do PMGIRS prosseguem durante esta semana. Nesta quarta-feira (11) serão duas reuniões: às 9h, na sala de reuniões da Secretaria de Obras, com geradores de resíduos sólidos comerciais, e às 19h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), com a cooperativa de catadores de Canaã. Na quinta-feira (12), o encontro será às 19h30, no mesmo local, com os geradores de resíduos sólidos perigosos e de lixo hospitalar.