Representantes da Votorantim visitam prefeitura de Canaã dos Carajás
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 19/03/2015
Representantes da multinacional brasileira Votorantim estiveram, nesta quinta-feira (19), na prefeitura de Canaã dos Carajás em reunião com o prefeito do município, Jeová Andrade. A visita de cortesia foi intermediada pela representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Canaã, Telmissa Marques de Oliveira. Estiveram presentes o coordenador de sustentabilidade do projeto Alumina Rondon, Sérgio Augusto, além dos colaboradores Fábio Ferreira e Bernardo Caires, que atuam na área de meio ambiente na empresa. Todos eles atuam no projeto que deve ser implantado no município de Rondon do Pará. Participaram do encontro, ainda, o chefe de Gabinete da prefeitura, Edilson Valadares, e o secretário de Finanças, Agnaldo Pereira.

O objetivo do encontro foi trocar experiências com a prefeitura a respeito da implantação de um grande projeto mineral e os impactos sociais e ambientais para a comunidade. Canaã dos Carajás já abriga o projeto de extração mineral do Sossego, da mineradora Vale, e as obras de implantação do maior investimento da mesma empresa na história, o S11D, que vai extrair minério de ferro.

??Estamos à disposição da prefeitura para trocar experiências e a nossa ideia é aprender também?, destacou Sérgio Augusto, durante o encontro. Segundo ele, em Rondon, a expectativa é que a extração de bauxita, matéria prima do alumínio, comece em 2019. O investimento deve mudar a cara do município, a exemplo do que ocorreu em Canaã na última década.

O prefeito Jeová relatou a experiência vivida em Canaã e a necessidade do poder público se aproveitar do ciclo da mineração para criar condições de crescimento sustentável. ??Temos que utilizar esses recursos que chegam e preparar as cidades para as futuras gerações?, destacou.