Prefeitura destaca necessidade de mudança de hábitos ao celebrar Dia Mundial da Água
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 24/03/2015
A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Produção Rural e do Saae, celebrou nesta terça-feira (24) o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. As atividades foram realizadas na Vila Feitosa e envolveram as crianças da Escola Municipal Magalhães Barata, situada na localidade.

Na programação, a comunidade presente pôde acompanhar várias apresentações culturais, feitas pelos estudantes, destacando a necessidade de conscientização na data. Em seguida, todos seguiram para uma nascente próxima, que foi batizada com o nome ??Cristalina? e realizaram o plantio de mudas diversas no local, entre elas o açaí, que representa bem a região.

A necessidade da mudança de hábitos e de um uso mais responsável desse recurso foi destacada por todos os presentes. Ao discursar, o prefeito em exercício Alexandre Pereira firmou o compromisso com o público de que eles repassem às famílias a necessidade de proteção, sobretudo das Áreas de Preservação Permanente (APPs), que são muitas nas proximidades, por se tratar de uma zona rural. Ele também alertou para a urgência da economia de água, citando a crise hídrica vivida por várias cidades no Sul e Sudeste.

??? preciso entender que todos fazem parte desse processo. Apesar do modelo de desenvolvimento da Amazônia ter sido a colonização e devastação, nada está perdido?, destacou. ??? um processo longo e que está mais nas mãos dessas crianças do que na nossa?, completou.

Representando a coordenadoria de Relações com a Comunidade da mineradora Vale, Ana de Castro parabenizou, em discurso, os estudantes da escola pelas atividades e o governo municipal, por fomentar esse tipo de iniciativa. Ela também lembrou a crise da falta de água em vários pontos do país. ??Aqui a gente ainda tem a possibilidade de evitar isso?, reforçou.

O vereador Aílson Alves, que representou a Câmara, afirmou que, apesar de ser rica em recursos naturais, a região amazônica já tem sentido os efeitos das mudanças climáticas. Segundo ele, a diminuição das chuvas nos últimos anos já é um recado claro da natureza sobre a necessidade de uma mudança de atitude.

Além do prefeito em exercício e da representante da Vale, estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente, Reginaldo Pireis, de Finanças, Agnaldo Pereira, de Saúde, Dinilson José dos Santos, de Trânsito, Joatan Carvalho, o chefe de Gabinete Edilson Valadares e o diretor do Saae, Glaidston de Paiva Campos.