Judiciário, forças de segurança e prefeitura discutem estratégias para conter criminalidade em Canaã
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 27/03/2015
Um grupo formado pelos principais agentes envolvidos com a questão da segurança em Canaã dos Carajás se reuniu, nesta quinta-feira (27), para traçar estratégias de combate à criminalidade que tem avançado no município. Estiveram presentes no encontro, que foi convocado pela OAB de Canaã e realizado no prédio do Fórum, o prefeito Jeová Andrade, o procurador-geral do município Hugo Leonardo, a juíza substituta Nilda Mara Miranda de Freitas, a promotora de Justiça Crystina Michiko Taketa, o comandante da PM no município, Major Aquino, delegado Bruno Fernandes, além da presidente da subseção da OAB, Josemira Gadelha e o secretário-geral da Ordem, Salvador Rodrigues.

Entre as propostas apresentadas está a criação de um Plano Municipal de Segurança para Canaã e ?? posteriormente - de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), para que a discussão de políticas voltadas para a área da segurança sejam constantes entre todos os envolvidos na área. Além disso, com essas ações, é possível buscar parcerias federais para a área.

O prefeito Jeová Andrade aproveitou para citar ações que tem sido desenvolvidas pela administração e que colaboram nesse sentido, como iluminação pública em bairros que estavam no escuro, construção do Bosque Gonzaguinha, que deu outro fim a uma área que era utilizada por criminosos, e atualização do Código de Posturas, que vai exigir dos proprietários a limpeza de terrenos com mato alto, por exemplo.

Jeová ainda citou a elaboração de um projeto, por parte do município, para a instalação de câmeras de monitoramento em pontos críticos da cidade e exaltou ??a importância de unir forças de várias entidades?.

O grupo já agendou uma próxima reunião, a ser realizada no mês de abril, em que representantes da mineradora Vale serão convidados a participar. O objetivo é pedir parceria da empresa em ações de fortalecimento da segurança em Canaã.