Canaã passa por transformação, destaca Alexandre Pereira, em entrevista à Rádio Correio FM
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 08/05/2015
As obras que tem sido realizadas nos últimos dois anos, desde que a atual gestão assumiu, estão transformando a cidade de Canaã dos Carajás. Essa foi a avaliação do prefeito em exercício, Alexandre Pereira, durante entrevista ao programa Fala Cidade, da Rádio Correio FM, na manhã desta sexta-feira (8).

Ele visitou as instalações do Grupo de Comunicação ?? que se instalou recentemente no município - e falou ao radialista Beto Rodrigues, fazendo um balanço das ações da administração, além de responder questionamentos de ouvintes. Alexandre destacou o republicanismo do prefeito Jeová Andrade ?? que está em viagem ?? por prestigiá-lo sempre que se ausenta de Canaã, e reforçou o foco nas três principais prioridades da administração: saúde, educação e infraestrutura.

Veja abaixo um resumo dos principais temas abordados:

Educação

Nós entendemos que cada administração fez sua parte na história de Canaã, dentro do que podia, e não desmerecemos isso. Mas fizemos um esforço para reestruturar todas as escolas. Nesse momento, sete quadras de esporte estão em construção e mais quatro estão prontas. Fizemos mais de 40 salas de aula, para acabar com o turno intermediário, mas ainda não conseguimos isso. Os professores estão sendo valorizados em uma boa relação com o Sinteppe [Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Pará]. Só de fazermos a reposição salarial já é um grande passo. Também temos nos preocupado muito com a qualidade das construções e do ambiente em que os professores trabalham. A gente ouve as pessoas dizerem que Canaã ??tem muito dinheiro??. Mas não temos dinheiro para jogar fora. Quando assumimos, 2 mil crianças ficariam de fora da sala de aula no começo do ano e as escolas estavam com a estrutura precária. Reformamos e ampliamos todas as escolas e construímos duas que são modelo na região. Estamos buscando parcerias para, se Deus quiser, no fim do ano, não termos mais o turno intermediário.

Saúde

? difícil o próprio governo fazer sua autoavaliação, mas diante do que encontramos, a saúde vai bem e tem avançado bastante. O Hospital Municipal [Daniel Gonçalves] não tinha profissionais e nem medicamentos suficientes e agora está passando por uma reforma e ampliação que vai melhorar isso. No Brasil, há dados de que 85% da população usa o serviço público de saúde em algum momento. E o poder público não pode dizer que não atende. Para o IBGE, Canaã tem 32 mil habitantes e recebe as verbas para isso, mas a cidade já tem mais de 50 mil, sendo que cerca de 8 mil são uma população flutuante, que vem, não sabe se vai ficar, mas procura atendimento. A população também tem que compreender isso.

Economia

Canaã tem uma situação atípica em relação aos outros municípios do Brasil. Tem uma renda que é grande, em torno da mineração, mas precisa criar condições para que sobreviva por conta própria quando o ciclo da mineração passar. Por isso, estamos tentando fomentar a indústria, retomar a produção rural, incentivar o comércio e os serviços.

Asfalto

Fizemos recentemente o planejamento e vamos fazer 47 km de asfalto nesse ano. Quase todos os bairros serão asfaltados com recursos próprios da prefeitura. No Novo Brasil, temos um convênio com o governo estadual para a pavimentação e no João Pintinho temos um convênio com a Vale. Deve sobrar cerca de 32 Km de asfalto para ser feito no próximo ano. Se Deus quiser, até o fim do mandato, estaremos com todas as ruas de Canaã asfaltadas, dos loteamentos que já são de responsabilidade da prefeitura.