Jeová: ??O minério é importante, mas a sociedade é muito mais importante do que qualquer jazida mineral?
Fonte: Wellington Borges - Ascom
Postada em: 11/05/2015
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, destacou a necessidade de que os gestores aproveitem o ciclo de extração mineral para fomentar o desenvolvimento humano, ao participar da XII Feira da Indústria do Pará (FIPA), em Belém, na última sexta-feira (8).

Jeová foi um dos convidados para o talkshow sobre o "Plano de Mineração do Pará como um instrumento para o desenvolvimento sustentável". Além dele, que representou os municípios mineradores, estiveram presentes Maria Amélia Enríquez, adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Mineração, Sérgio Oliveira, gerente de Sustentabilidade do Projeto Alumina Rondon/Votorantim Metais, e Márcio Sztutman, gerente de Infraestrutura Inteligente do Programa Brasil da TNC.

O Plano de Mineração do Estado foi apresentado pela secretaria adjunta de desenvolvimento econômico, mineração e energia, Maria Amélia Enríquez. O debate foi realizado logo em seguida. Ao fazer uso da palavra, o prefeito de Canaã ressaltou que os municípios mineradores precisam aproveitar a oportunidade para buscar outras alternativas de desenvolvimento. ??O minério é importante, mas a sociedade é muito mais importante do que qualquer jazida mineral. Que os projetos possam trazer benefício direto a essa sociedade que vive em torno dos projetos de mineração?, comentou.

Lançado em abril do ano passado, o primeiro Plano de Mineração do Estado do Pará é uma ferramenta de planejamento para o desenvolvimento do Estado a partir das oportunidades que a atividade mineral proporciona no âmbito do mercado, governança, sociedade e meio ambiente. Foi lançado pela antiga Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, hoje Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).