Primeiro Fórum de Cultura de Canaã será realizado neste sábado
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 14/05/2015
Canaã dos Carajás vai sediar nesse sábado (16) o 1º Fórum de Cultura do município, que será realizado no plenário da Câmara Municipal e vai reunir produtores culturais da região e autoridades do assunto do Estado e do governo federal. O evento é uma parceria do Legislativo com a prefeitura e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Canaã (Agência Canaã).

O objetivo do Fórum é discutir o fomento à cultura no município e a implantação do Plano Municipal de Cultura, que é uma exigência do governo federal para o repasse de recursos à área. Canaã é um dos municípios pioneiros no Estado nesse sentido.

Estarão presentes os representantes do Ministério da Cultura (Minc - regional Norte), Delson Cruz e Alberdan Batista, representantes da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do governo estadual, da Agência Canaã, da Tallentus Amazônia, da Vale, por meio da Casa da Cultura, e da Fundação de Cultura do Município (FUNCEL).

A programação começa às 14h, com uma roda de acolhimento e o credenciamento dos participantes. Em seguida, às 15h, os participantes poderão acompanhar uma roda de ??Memória e Patrimônio Cultural?, que será coordenada pelo consultor e pesquisador cultural Zhumar Dantas e por Deíze Botelho (Tallentus Amazônia).

Na sequência, a representante da Agência Canaã, Maria das Graças Rodrigues Reis, irá apresentar o estudo do qual é autora, ??Canaã em Rede Cultural na Amazônia?, que faz um mapeamento das atividades culturais na região. ?s 15h30, os desafios para a implantação do Sistema Nacional de Cultura em Canaã serão discutidos pelos representantes do Minc. Logo após, o prefeito Jeová Andrade, o presidente da Câmara, Jean Carlos, e o presidente da Funcel, Gilson Mendes, terão um diálogo aberto com os produtores culturais presentes.

A programação será concluída com a apresentação do mapeamento cultural em Canaã, uma roda sobre a importância da cultura em rede e apresentações artísticas.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público, voltada, sobretudo, para os produtores culturais. Durante a realização das palestras e discussões, as galerias da Câmara estarão abrigando exposições artísticas variadas.