Cultura em Rede é discutida durante Fórum em Canaã dos Carajás
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 18/05/2015
A necessidade de elaboração de políticas públicas que envolvam os diferentes atores culturais foi reforçada durante o 1º Fórum de Cultura de Canaã dos Carajás, realizado neste sábado (16), na Câmara Municipal. Além disso, os participantes destacaram que é preciso a união entre os municípios vizinhos, da região de Carajás, para fortalecimento do setor.

O Fórum de Cultura contou com a participação de atores e gestores culturais de seis municípios da região e foi organizado, em parceria, pela Casa da Cultura, Câmara Municipal, Agência Canaã, Tallentus Amazônia e prefeitura, por meio da Funcel. Além de Canaã, estiveram presentes representantes de Água Azul do Norte, Pau D??Arco, Conceição do Araguaia, Nova Ipixuna, Marabá e Parauapebas. A maioria dos participantes marcou presença também no Encontro de Gestores Culturais da região de Carajás, realizado mais cedo, também no sábado. Prestigiaram o evento ainda o representante do Ministério da Cultura na região norte, Delson Cruz, prefeito Jeová Andrade, presidente da Câmara Jean Carlos, o deputado estadual Dirceu Ten Caten, vereadores João Batista Gustavo e João Batista Silva.

Durante o Fórum, foi formalizada uma carta que será enviada ao Ministério da Cultura e ao governo do Estado com a intenção de trabalhar a ??Cultura em Rede?, unindo todos esses municípios. Também foi apresentada a minuta do projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Cultura de Canaã. O município é um dos pioneiros no Pará na adesão ao Sistema Nacional de Cultura do governo federal e está o implantando no âmbito municipal. Ao preencher os requisitos exigidos, é possível buscar verbas para o setor.

Ao discursar na solenidade de abertura, o deputado estadual Dirceu Tem Caten valorizou o trabalho feito por Canaã e garantiu que está à disposição para ser ??parceiro do município?.

O presidente da Câmara Municipal, Jean Carlos, definiu o debate como ??o início de um trabalho que, com certeza, vai gerar frutos? e completou: ??O prefeito Jeová não tem medido esforços para valorizar a cultura?.

Já o prefeito Jeová Andrade lembrou que muitos governantes deixam a cultura de lado. Para ele, o setor também precisa ser visto como uma ??prioridade para a sociedade?. ??Queremos que Canaã avance na área cultural e que discussões como essa sirvam para traçar metas de grandes projetos culturais?.