Dia de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes é lembrado com caminhada
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 19/05/2015
Uma grande caminhada, que saiu da Praça da Bíblia, no Centro, e foi até o Posto Vale Verde, encerrou nesta segunda-feira (18) a programação da Semana de Combate ao Abuso contra Crianças e Adolescentes em Canaã dos Carajás.

Mais de 500 pessoas participaram da mobilização, entre alunos da rede pública, representantes de entidades sociais e do poder público.

Em Canaã, as atividades para lembrar a data começaram no último dia 11 e, durante toda a semana, profissionais participaram de palestras e capacitações sobre o tema. Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Canaã, Maria do Socorro, o objetivo é que o público de ??formadores de opinião? multiplique o conhecimento adquirido e ajude a fomentar a rede de proteção.

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Pereira, destacou que a sociedade e os pais precisam ter ??olho clínico? para situações em que os menores estejam vulneráveis ao abuso. Ela reforçou o papel dos educadores, que devem estar integrados com as políticas públicas e acompanhar o comportamento de alunos que podem estar sendo vítimas de violência. ??A criança é um ser em desenvolvimento, que precisa ter os direitos preservados e estar brincando, estudando?, pontuou.

Dia 18 de maio

O dia 18 de maio foi escolhido nacionalmente para conscientizar sobre essa luta, instituído pela lei 9.970, de 17 de maio de 2000. A data faz referência à morte da menina Araceli, de 8 anos, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de Vitória (ES). O crime aconteceu em 18 de maio de 1973 e prescreveu impune.

Desde então, o dia é marcado por mobilizações contra o abuso de crianças e adolescentes em todo o país.