Representante de Canaã participa de encontro sobre avanço dos ODMs no Mercosul
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 22/05/2015
A coordenadora do núcleo do ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) em Canaã dos Carajás, Telmissa Marques de Oliveira, participou nos últimos dias 18 e 19 de maio, em Belém, de encontro para compartilhar experiências no trabalho desenvolvido no município. O evento apresentou os avanços dos ODM nos países do MERCOSUL e os desafios da Agenda Pós-2015 e teve a presença do secretário Nacional de Relações Político-Sociais, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, do diretor Executivo do Instituto Social do MERCOSUL, Miguel Natera; o Cônsul-Geral da Venezuela no Pará, Alonso Pacheco e a Gerente de Articulação Institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Maria do Carmo Rebouças.

Além de Canaã ?? que aderiu aos ODMs em 2014 - as prefeituras paraenses de Abaetetuba, Ananindeua, Barcarena e Santarém também participaram e apresentaram políticas públicas bem sucedidas que contribuem para o atingimento das Metas do Milênio, iniciativas da população que fazem a diferença nos municípios e pesquisas inovadoras.

??Foi uma grande troca de experiências. Pude acompanhar e presenciar meios que que podem facilitar os programas no município?, destacou a coordenadora do núcleo de Canaã.

ODMs

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram pactuados, por 191 países, em 2000. São eles: acabar com a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O Brasil tem sido considerado referência internacional no alcance das metas dos ODM e protagonista no processo de negociação da nova Agenda de Desenvolvimento, que será lançada oficialmente na próxima Assembleia Geral da ONU, em setembro.

Em Canaã dos Carajás, o núcleo do ODM funciona na Rua Maracatiara, 90, no Novo Horizonte, no prédio anexo ao Creas.