Diretora do Sine explica novo acordo com Vale e terceirizadas e pede apoio do comércio local para divulgar vagas de emprego
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 26/05/2015
A diretora do Sine em Canaã dos Carajás, Regiane Leite, explicou o acordo firmado pela prefeitura do município com a mineradora Vale para que novas contratações de trabalhadores só ocorram após encaminhamento do órgão, ao participar, na manhã desta terça-feira (26), do programa Fala Cidade, apresentado pelo radialista Beto Rodrigues, na Rádio Correio FM.

A decisão foi tomada na última semana com o objetivo de garantir lisura e transparência no processo e a Vale se comprometeu a cobrar o mesmo comportamento das terceirizadas que prestam serviços nos projetos minerais em Canaã. Na entrevista, Regiane reforçou a importância do entendimento e descreveu o trabalho desenvolvido no órgão. ??? importante que a população compreenda que o Sine não é um gerador de vagas?, disse, lembrando que na unidade são divulgadas as oportunidades de emprego que as empresas ofertam.

Segundo Regiane, com o acordo ?? fruto de discussão constante da prefeitura e da Câmara com a Vale ?? todos os trabalhadores deverão portar encaminhamento do Sine para preencher as vagas de emprego, mesmo que venham de outros municípios ou estados. Ela lembrou que, nesse ano, aproximadamente 7 mil pessoas procuraram a unidade. Cerca de 800 vagas foram oferecidas e mais de 900 pessoas encaminhadas. No entanto, pouco mais de 70 conseguiram colocação no mercado. ??Encaminhamos os trabalhadores, mas houve um baixo potencial de colocação. Agora podemos cobrar e ir atrás de uma justificativa?, disse.

Regiane também destacou a necessidade de que o comércio local seja parceiro na divulgação de vagas por meio do Sine (evitando a contratação indireta) e se colocou à disposição para atender o empresário na seleção de candidatos aos empregos oferecidos.

A diretora ainda exaltou o apoio que tem sido dado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo prefeito Jeová Andrade para o trabalho do Sine, seja por meio da melhoria da estrutura ou da cobrança constante de apoio das empresas.