Representantes de escolas participam de encontro sobre Educação de Trânsito
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 26/05/2015
Professores e representantes das escolas públicas de Canaã dos Carajás participaram nesta terça-feira (26) de um encontro sobre Educação para o Trânsito com o tema: ??Transversal na Sala de Aula?. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal, com o objetivo de destacar para a necessidade de participação da escola na conscientização para um trânsito mais seguro e integra a programação do ??Maio Amarelo?, mês escolhido para essas discussões em todo o país. Os professores são multiplicadores de conhecimento e podem, portanto, inserir o trânsito como um conteúdo transversal nas aulas, abordado em diferentes disciplinas.

A educadora de trânsito Lázara Pereira, que representou o secretário Joatan Torres no encontro, destacou que os acidentes de trânsito são, hoje, a primeira causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no país, o que definiu como uma ??situação alarmante?.

???s vezes a gente não se atenta para isso. Estamos ficando com uma população cada vez mais idosa, perdendo os nossos jovens e a maioria desses acidentes são evitáveis. ? preciso que a sociedade faça alguma coisa?, disse.

Representando a mineradora Vale, o diretor de operações Bruno Cipriani afirmou que a empresa está à disposição para parcerias que ajudem a conscientizar para a responsabilidade de cada um no trânsito. ??O acidente é um mal que assola o país e temos que enfrenta-lo, o primeiro passado é que temos que nos indignar?, afirmou.

Já a representante do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) Rita de Cássia Ferreira da Cunha, que também participou do evento, reforçou que as ações de educação de trânsito nas escolas não são apenas para formar bons condutores, mas constituem uma forma de garantir a proteção delas no presente. ??As crianças são pedestres, passageiros e precisamos protegê-las dentro da realidade atual delas?, defendeu.

A programação do Maio Amarelo segue nesta quinta-feira (28) com uma caminhada pela Paz no Trânsito, que vai sair da Praça da Bíblia, a partis das 17h.

Números

Segundo dados do Hospital Municipal de Canaã dos Carajás, apresentados no encontro, no ano passado foram registrados 1.244 atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito no município, uma média de mais de 100 por mês. Deste total, 1107 envolveram motociclistas, uma média de 89% das vítimas.