Começa recadastramento biométrico dos eleitores de Canaã dos Carajás
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 17/06/2015
Começa oficialmente nesta quarta-feira (17), o recadastramento biométrico dos eleitores de Canaã dos Carajás. Ao lado de Parauapebas, o município é o primeiro da região sul do Pará a iniciar os trabalhos para a implantação da biometria para as próximas eleições. Nas eleições do ano passado, 762 municípios, entre eles 15 capitais, já usaram o método de identificação dos eleitores por meio das impressões digitais.

Na manhã desta terça-feira (16) foi realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal, para explicar o processo e o prazo para o recadastramento, que vai até o fim do mês de outubro.

O prefeito Jeová Andrade foi o primeiro a se recadastrar no posto de atendimento, que já está funcionando, no antigo Cecon, na Rua Teodora Fonseca, no Bairro Novo Horizonte. O horário de atendimento é das 8h às 16h.

??A instalação desse posto também vai facilitar o atendimento à quem precisa fazer ou transferir o título, que até então tinha que deslocar até Parauapebas e não vai precisar mais. Canaã está entrando na modernidade e, do Sul do Pará, é a segunda cidade a ser atendida?, lembrou Jeová.

A juíza substituta Tânia da Silva Amorim Fiúza, que participou da audiência pública e da inauguração do posto de atendimento, lembrou que o não comparecimento do cidadão para o recadastramento implica na perda do título eleitoral. ??Se o título for cancelado, o cidadão não pode receber bolsa família, qualquer benefício da previdência, tirar passaporte, prestar concursos públicos e tem outras impossibilidades?, alertou.

Recadastramento

O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores e garante mais segurança na identificação do votante, que é feita por meio de impressão digital, evitando que uma pessoa possa votar no lugar de outra. No Pará, o recadastramento já foi feito nas cidades de Ananindeua, Curuçá, Terra Alta, Paragominas, Barcarena, Capitão Poço, Castanhal, Peixe-Boi e Cametá.

A previsão do TRE é que até 2020 as eleições em todo o país ocorram em urnas biométricas. O recadastramento deve ser feito até 2017.