Adimplente, prefeitura de Canaã está apta a fechar convênios e buscar recursos
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 24/06/2015
A prefeitura de Canaã dos Carajás está em dia com todas as suas obrigações financeiras, o que permite que possa celebrar convênios tanto com o governo federal e estadual. A adimplência pode ser conferida no portal do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC).

O CAUC é uma espécie de SPC/SERASA do Governo Federal, voltado exclusivamente aos municípios brasileiros. No cadastro são avaliados 14 pontos que passam pelas obrigações de adimplência financeira, de transparência e constitucionais, assim como pelas prestações de contas de convênios, para que o status final do município, caso positivo, seja adimplente e a devida certidão seja emitida.

O cadastro é alimentado por diversos órgãos diariamente e basta que haja um atraso na prestação de conta de um convênio ou no pagamento do INSS para que o município fique impedido de receber verbas federais.

O prefeito Jeová Andrade tem relatado sempre, em entrevistas e à população, ter herdado uma dívida de mais de R$ 80 milhões, sendo que cerca de R$ 70 milhões eram só de INSS. ??Negociamos e estamos pagando. Hoje, o Pará tem oito municípios adimplentes e Canaã é um deles. Foi difícil sair do vermelho, mas conseguimos e hoje estamos em condições de pleitear qualquer convênio?, ressaltou.