Equipe de Canaã dos Carajás é campeã de torneio de pesca em Piçarra
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 29/06/2015
Canaã dos Carajás sagrou-se campeã do 18º Torneio de Pesca Esportiva do município de Piçarra (Torpep), realizado entre os dias 25 e 27 deste mês, na Vila Itaipavas. A equipe vencedora, na modalidade de pesca de jaú, foi formada pelos canaenses Léo Ferreira, Weder Rocha e pelo vereador Aílson Alves, o Aílson da White. O maior peixe pescado por eles alcançou 88 cm. O regulamento previa que o jaú deveria ter, no mínimo, 80 cm. Os vencedores foram os únicos a atender o critério.

A prefeitura de Canaã dos Carajás apoia a realização do projeto Araguaia, Nosso Rio, Nossa Vida, desenvolvido pela prefeitura do município de Piçarra. O projeto envolve diversas ações ambientais que visam a valorização e a preservação ambiental. Entre as ações, está o Torneio de Pesca Esportiva.

O prefeito de Canaã, Jeová Andrade, participou da abertura do evento e saudou a iniciativa que, na opinião dele, contribui para a consciência ambiental na região sul e sudeste do Pará. ??O principal objetivo é a valorização dessa grande riqueza regional, que é o nosso Rio Araguaia?, disse.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Alexandre Pereira, os secretários de Finanças, Agnaldo Pereira, Desenvolvimento Econômico, Jurandir dos Santos e o assessor de Assuntos Institucionais, Emerson Lucena.

Alternativa econômica

O ministro da Pesca e Aquicultura do governo federal, Helder Barbalho, que também esteve presente, aproveitou para anunciar que, no segundo semestre desse ano, será lançado o Campeonato Nacional de Pesca Esportiva e a região sul do Pará está inclusa no calendário. O ministro garantiu apoio para as competições e lembrou que esse é um mercado que pode incrementar a economia dos pequenos municípios.

??A pesca esportiva nos Estados Unidos movimenta mais de U$ 40 bilhões e é um grande vetor econômico. E olha que eles não possuem a beleza da água doce existente na Amazônia e demais regiões do nosso Brasil?, comparou.