Reunião do Comitê de Planejamento apresenta dados sobre saúde e saneamento em Canaã
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 16/07/2015
O Comitê de Planejamento da prefeitura de Canaã dos Carajás realizou nesta quarta-feira (15) a segunda reunião no ano. O grupo, criado com o objetivo de discutir e elaborar políticas urbanas, envolve técnicos de secretarias como a de Planejamento, Obras, Meio Ambiente e Idurb.

No encontro, foi apresentado o estudo ??Territorialização da Atenção Básica no município de Canaã dos Carajás?, realizado pela Secretaria de Saúde e apresentado, recentemente, no 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Natal. O estudo permitiu a contagem populacional no município ?? chegando ao número de mais de 52 mil habitantes fixo (excetuando os flutuantes), o dobro do estimado pelo IBGE ?? e serve também para orientar a locação das equipes de Estratégia de Saúde da Família, levando em conta as regiões mais populosas e que necessitam de maior atenção.

Também foi apresentado aos participantes o Indicador de Performance para Diagnóstico do Saneamento Ambiental Urbano (ISA), que leva em conta fatores como acesso a água tratada, saneamento, coleta de resíduos e a relação direta com questões de saúde pública, como a dengue, a febre amarela e outras enfermidades.

O ISA pode ser utilizado para nortear os investimentos da prefeitura em áreas mais vulneráveis e a apresentação do índice mostrou que as ações realizadas, como implantação de água, esgoto e asfalto, estão com o foco correto.

As discussões do Comitê de Planejamento também contam com a consultoria da Fundação Vale, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Unesco.