Semana do Advogado é aberta e autoridades destacam necessidade de democratizar acesso à Justiça
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 10/08/2015
Como parte das comemorações do Dia do Advogado ?? celebrado em 11 de agosto ?? foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (10) a 2ª Semana do Advogado de Canaã dos Carajás. A solenidade foi realizada no PETI, do Bairro Novo Horizonte. No entanto, a programação já teve início neste domingo (10), com a realização de uma Corrida, Caminhada e Passeio Ciclístico, que teve a presença de centenas de pessoas, com chegada no Bosque Gonzaguinha.

Até a próxima sexta (14), os canaenses poderão participar de audiências, consultas jurídicas, palestras, atendimentos na área social e de saúde, serviços de estética e recreação infantil. No encerramento será realizado um grande casamento comunitário. A organização é da subseção da OAB no município e a prefeitura de Canaã dos Carajás é parceira.

Ao discursar, a Juíza Nilda Mara de Freitas, da Comarca do município, ressaltou que as audiências de conciliação durante a semana são uma oportunidade para a população solucionar pendências jurídicas.

??O poder judiciário está sempre empenhado em aproximar o cidadão da Justiça?, disse, para completar que ??a Justiça do Século XXI tem a missão de mudar a cultura para ser mais conciliadora?. Ela pediu aos cidadãos que forem participar das audiências para que ??cheguem com o espírito desarmado e prontos para solucionar os seus conflitos?.

O prefeito de Canaã, Jeová Andrade, destacou que considera a OAB ??uma entidade muito forte? e que tem crescido muito no município. ??Vimos no ano passado um grande trabalho, que se repete esse ano e quem ganha com isso é a sociedade?, pontuou.

Já a presidente da subseção da OAB, Josemira Gadelha, também destacou a necessidade de democratizar o acesso à Justiça. ??O advogado quando sai de sua sala, deixa de exercer sua função de profissional liberal, e se dedica a uma ação como essa, ele está exercendo uma função social?, concluiu.