Canaã recebe ministro de Direitos Humanos e inaugura 1º Conselho Tutelar modelo do país
Fonte: Wellington Borges - ASCOM PMCC
Postada em: 18/08/2015
??Um marco na história?. Assim a conselheira tutelar Angela Maria Aragão definiu a entrega do novo prédio do Conselho Tutelar que vai atender crianças e adolescentes em Canaã dos Carajás, lembrando que, na maioria dos municípios do país, seus colegas trabalham em condições inadequadas. Ela está certa. A obra entra para a história Canaã dos Carajás, mas também do Brasil. Canaã provou nesta terça-feira (18) que o protagonismo que tem assumido no cenário econômico ?? por abrigar a implantação do maior projeto de extração de minério de ferro da Vale ?? não se restringe apenas a essa área. O município tem aproveitado o ciclo de desenvolvimento para implementar políticas públicas que contribuam para que a riqueza mineral se traduza, a médio e longo prazo, em qualidade de vida para o cidadão.

Nesta terça, Canaã recebeu o ministro-chefe da Secretaria dos Direitos Humanos da presidência da República, Pepe Vargas, para a inauguração do primeiro Conselho Tutelar Modelo no país, que segue padrão arquitetônico elaborado pelo governo federal. A obra foi possível graças a convênio com a Vale e a Fundação Vale, que destinaram R$ 400 mil (R$ 200 mil cada) para a construção do prédio, localizado no Parque dos Carajás. ? prefeitura, coube a doação do terreno e uma contrapartida de recursos.

??Não há uma sede igual em nenhum lugar do país?, destacou o ministro Pepe Vargas, lembrando que o projeto arquitetônico foi desenvolvido com o objetivo de garantir conforto, segurança e sigilo no atendimento a crianças e adolescentes que tem direitos violados. ??Fico muito feliz de saber que, além do Conselho, aqui há uma rede de proteção de direitos totalmente organizada?, completou.

O ministro ainda saudou a parceria da Vale com o poder público, lembrando que, em Canaã, a empresa ??não está só em um processo de atividade econômica, mas de inserção na sociedade?.

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, definiu a inauguração como um momento, antes de tudo, de dignidade, e também reforçou a necessidade de parcerias para o bom andamento dos serviços públicos. ??O governo federal tem sido fundamental, assim como a Vale, que está junto conosco em várias obras, e precisamos continuar contando com essas parcerias?.

Canaã dando exemplo

O diretor de Operações da Serra Sul da Vale, Alexandre Campanha, destacou que a relação institucional respeitosa é o caminho para que o município continue avançando. ??Tudo o que a Vale faz, nos municípios em que atua, é buscando parcerias. O prefeito Jeová tem sido um ator muito importante nesse sentido?.

Já a gerente de parcerias intersetoriais da Fundação Vale, Andreia Rabetim, disse que, apesar de a empresa atuar em vários municípios do país, tem por Canaã um carinho especial. ??Encontramos aqui pessoas dedicadas e valentes que fazem acontecer. Canaã está sendo um exemplo de construção coletiva para o país?.

Respeito à juventude

A promotora pública de Canaã dos Carajás, Crystina Michiko Taketa Morikawa, parabenizou a preocupação com a construção de um prédio que valoriza a juventude, lembrando que o hino de Canaã dos Carajás remete à ??esperança juvenil?. Essa é uma parcela da população tão frágil e que precisa ser atendida com uma dignidade que a maioria dos municípios ainda está muito longe de oferecer. Canaã está quebrando paradigmas?.

A secretária de Desenvolvimento Social de Canaã, Maria Pereira, ao discursar, destacou que o trabalho de proteção no município não se restringe ao Conselho Tutelar. ??Temos trabalhado para dar qualidade de atendimento a todas as pessoas que precisam?.

O vice-prefeito, Alexandre Pereira, também endossou o desejo da atual administração de ??transformação da sociedade?. Já o presidente da Câmara, Jean Carlos, que falou em nome de todos os vereadores, lembrou que Canaã tem experimentado um ciclo de desenvolvimento positivo pois ??todas as instituições caminham juntas?.