Canaã: Novas sedes dos Centros de Atendimento ao Cidadão e Convivência do Idoso são entregues
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 18/08/2015
A rede de proteção ao cidadão em Canaã dos Carajás ganhou um novo reforço ?? e bem mais qualidade ?? nesta terça-feira (18) com a inauguração das novas sedes do Centro Integrado de Apoio ao Cidadão (CIAC), no Centro (que foi ampliado, e também servirá de sede à Secretaria de Desenvolvimento Social), e do Centro de Convivência do Idoso (CECON), no Park Shalon. A entrega ocorreu logo após a inauguração do novo Conselho Tutelar do município, o primeiro com estrutura modelo no país.

As obras foram construídas por meio de parceria com a Vale, que destinou R$ 600 mil, por meio de convênio, sendo R$ 350 mil ao CECON e R$ 250 mil ao CIAC. ? prefeitura de Canaã coube a disponibilização dos terrenos.

Ao discursar, durante a entrega do Centro de Convivência do Idoso, a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Pereira, pediu aos cidadãos que cuidem do espaço e lembrou que o trabalho desenvolvido no local traz alegria de viver aos idosos. ??Eles não vem aqui só para tomar café ou almoçar, mas desenvolvem muitas atividades esportivas e de lazer?, lembrou.

O reflexo dessas atividades pôde ser notado nas palavras da idosa Dona Maria de Lourdes Costa, que frequenta o CECON e fez questão de ler um texto, escrito por ela, em homenagem ao prefeito de Canaã, Jeová Andrade. Ela emocionou todos os presentes ao relatar a importância do CECON em sua vida. ??Não tive infância e não vivi minha juventude, mas agora posso viver a velhice?, disse. O ??senhor Cícero?, que é repentista, também demonstrou muita alegria ao criar um repente para agradecer à prefeitura de Canaã e à Vale pela nova sede.

O prefeito Jeová Andrade, brincou ao lembrar que o local é um legado definitivo para o município. ??Quero que Deus me dê saúde para que, daqui a alguns anos, eu também possa estar aqui, pois é um espaço nosso?.

Segundo o Diretor de Operações Ferrosos Serra Sul da Vale, Alexandre Campanha, "as ações representam mais uma contribuição da empresa ao desenvolvimento do município e à rede de proteção dos direitos da infância, juventude e da melhor idade?. ??A empresa cresce e Canaã avança?, destacou Campanha.

Já o vice-prefeito, Alexandre Pereira, destacou a relação respeitosa entre todos os membros da administração, que para ele, tem sido fundamental para o êxito do governo. ??Já assumi o governo, nesses dois anos, por quase 60 vezes. Sempre que o Jeová viaja para tratar algum assunto de Canaã, eu fico como prefeito, o que mostra a confiança dele e a sintonia da administração?, disse.

A relação republicana também foi endossada pelo presidente da Câmara, Jean Carlos. ??Um só vereador pode atrapalhar muito o município se fizer oposição ferrenha. Mas aqui, em Canaã, toda a Câmara tem se preocupado em trabalhar em prol da cidade e apoiar as ações positivas?.