Parceria entre prefeitura e Fundação transforma a realidade de produtores do Assentamento Nova Jerusalém
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 20/08/2015
Um projeto desenvolvido pela prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru), em parceria com a Fundação Hilário Ferreira, apoiada pela deputada federal Simone Morgado, tem mudado a realidade de 12 famílias de produtores rurais do Assentamento Nova Jerusalém, em Canaã dos Carajás e fomentado uma cadeia produtiva sustentável.

Trata-se do Sistema Modular de Agricultura Familiar (Simaf), em andamento desde o início do ano. A Fundação foi responsável por toda a implantação do projeto, que abrange horticultura, psicultura e avicultura de corte. A prefeitura deu continuidade a ação, oferecendo assistência técnica e parte dos insumos.

No local, tudo é aproveitado no ciclo produtivo, desde a água utilizada para a criação dos peixes, que também serve para irrigação das hortaliças, até a adubação orgânica. O resultado, é a segurança alimentar das famílias e o incremento da renda, já que muitos deles comercializam hortaliças, como cebolinha, cheiro verde, pimenta e jiló, na feira do município.

??O projeto também funciona como escola. O que os agricultores aprendem, vão aplicar posteriormente em suas propriedades, multiplicando conhecimento?, destaca o zootecnista Ramon Neves, que presta assistência técnica aos produtores.

Já o engenheiro agrônomo Roberto Ramos destaca que o secretário de Desenvolvimento e Produção Rural (Augusto Carlos Ramiro) acreditou na iniciativa, que obteve sucesso e tende a ser ampliada. ??As mesmas famílias devem participar do projeto de fruticultura que nós temos, que tem como carro chefe a produção de açaí, e também de um projeto de incentivo a produção de grãos?, informa.