Em dia ??histórico?, Vila Planalto ganha nova escola, asfalto, água e iluminação
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 31/08/2015
A Vila Planalto, localidade a 15 Km do centro urbano de Canaã dos Carajás, viveu um dia de festa neste sábado (29) com a inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Adelaide Molinari, em parceria com a Vale, que ganhou um novo bloco de salas de aula, quadra poliesportiva coberta, e salas administrativas, de informática, biblioteca e até um mini-auditório. A unidade atende cerca de 450 alunos.

Além disso, a prefeitura do município inaugurou oficialmente a pavimentação de 5,5 Km de ruas na localidade, ampliação do sistema de água, e da iluminação pública, com recursos próprios.

A mudança estrutural deixou a diretora da escola, Ivaneide Martins de Sousa, emocionada. Ela trabalha no local há cinco anos e lembra, sem saudade, como era a situação antes. ??Não tínhamos ventilador, as cadeiras estavam quebradas, a mesma sala servia para a secretaria, orientação e direção?, disse. Ela definiu a data como um dia histórico para a Vila. ??Agora as crianças estão adorando. Até o comportamento e as notas melhoraram?, completou.

A secretária de Educação, Jacqueline Moura, diz que, nas primeiras reuniões com a comunidade para discutir a reforma do local, os pais estavam sem esperança. ??Eles não acreditavam que sairia. Mas está provado que a educação, de fato, é prioridade nesse município?.

Social de verdade

Ao discursar, o prefeito Jeová Andrade agradeceu a parceria da Vale e reforçou a necessidade de continuar valorizando ações que priorizem a coletividade. ??Nós não pensamos em grupinhos, mas na sociedade como um todo?.

Jeová ainda destacou que as obras que estão sendo construídas, como a pavimentação de ruas, investimentos em educação e saúde, representam uma melhoria nas condições de vida da população. ??Isso é investir em social para mim. ? ter a clareza de que o dinheiro público deve ser respeitado e voltar para a sociedade?.

Já vice-prefeito, Alexandre Pereira, que é morador da Vila Planalto, definiu as melhorias na região como um ??sonho?. ??O povo acreditou e a realidade está aqui. Essa administração está transformando a cidade?, completou.

Representando a Vale, parceira na construção da escola, o gerente de Relações com a Comunidade Daniel Florenzano reforçou que a obra só pôde ocorrer graças à parceria entre a comunidade, a empresa e o poder público. ??? medida em que a Vale avança, a comunidade avança junto. E temos a felicidade de encontrar um ambiente adequado para isso aqui?.

Prioridade da educação

A qualidade da obra da escola foi elogiada por lideranças que compareceram à inauguração. O deputado estadual Dirceu Tem Caten (PT) disse se surpreender com o desenvolvimento do município em cada visita. ??Fico feliz em saber que a educação aqui é prioridade?.

Já o delegado do Distrito Policial de Canaã dos Carajás, Bruno Fernandes, afirmou que ??poucas vezes viu uma escola com essa qualidade. ??O prefeito que tem a consciência de que a educação é importante, tem a principal arma para conter a criminalidade?.