Em visita a Belém, prefeito discute parcerias para segurança, estrada do Posto 70 e para economia de Canaã
Fonte: Ascom, com informações da Seplan
Postada em: 24/09/2015
Cumprindo uma série de compromissos em busca de ações e parcerias por Canaã dos Carajás, o prefeito Jeová Andrade esteve em Belém nos dias 17 e 18 de setembro, onde participou de reuniões na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.

O prefeito também esteve na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), além de participar do pré-lançamento da quinta edição do Anuário Mineral do Pará, no auditório do Hotel Atrium, na capital paraense.

Segurança

Na manhã do dia 17, Jeová se reuniu com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, General Jeannot Jansen da Silva Filho, para buscar alternativas que melhorem a segurança pública em Canaã dos Carajás. Os principais pontos da reunião foram a proposta, de iniciativa do prefeito Jeová Andrade, de formalizar convenio com para que o município possa colaborar com o Governo do Estado na implantação de melhorias efetivas das condições de trabalho do efetivo policial e de segurança da população canaense.

Outro ponto importante discutido foi a inauguração da Unidade Pró- Paz (UPP de Canaã), que contará com espaço amplo, adequado e moderno, abrigando Policia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, que, segundo o Secretário de Segurança, depende apenas de detalhes técnicos, já que as obras estão em fase de acabamento. Também estiveram presentes nesta reunião o Secretário Municipal de Planejamento, José Luiz dos Santos, o Comandante Geral da Policia Militar, coronel Roberto Luis Freitas Campos, e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Nahum Fernandes da Silva.

Rodovia TransCarajás

No mesmo dia 17, o prefeito Jeová Andrade, acompanhado do Secretário de Planejamento José Luiz e do vereador Joseilton Ribita, reuniu-se com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki a quem foi apresentado o projeto de criação da Rodovia Transcarajás, que consiste na estadualização e asfaltamento da estrada que liga Canaã dos Carajás a Vila São José do Araguaia, município de Xinguara, divisa com o Estado do Tocantins, o que diminuiria não só os custos com transportes de mercadorias aos empresários da região de Carajás, como beneficiaria toda população do entorno da Rodovia que passa por quatro municípios - Canaã dos Carajás, Curionópolis, Sapucaia e Xinguara. O prefeito conseguiu o apoio do secretário, que garantiu empenho pessoal para a que a estrada seja estadualizada. Segundo ele, ??o sonho da Transcarajas poderá ser viabilizado por meio de uma parceria público privada (PPP).

Outro ponto positivo da reunião foi a discussão em torno da criação do Distrito Industrial de Canaã dos Carajás. Jeová também conseguiu o apoio do secretário Adnan Demachki, que enviará, a partir da próxima semana, dois técnicos para estudos de áreas para implantação do Distrito, que abrigará, além das grandes empresas que queiram se instalar no município, também os empresários locais que estão expandindo seus negócios.

Após convite do prefeito, o secretário confirmou presença na abertura da II Feira de Negócios de Canaã dos Carajás que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de novembro, próximo ao Bosque Gonzaguinha.

Lançamento do Anuário Mineral

Ainda na noite de 17 de setembro, o prefeito Jeová Andrade, acompanhado do vereador Joseilton Ribita, participou como convidado de honra do pré-lançamento do Anuário Mineral do Pará 2016, com o tema ??Conhecimento e mineração: forças que transformam o mundo?.

O evento reuniu autoridades nacionais e internacionais, parceiros e associados do Sindicato das Industrias Minerais do Estado do Pará, com destaque para a presença do Consul Principal do Consulado do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi.

Jeová aproveitou o pré-lançamento para fazer contatos importantes para o município e convidou o cônsul, assim como o empresário japonês Roberto Kataoka, da Oyamota do Brasil, para visitarem Canaã, destacando a localização estratégica do município e as oportunidades geradas com a implantação do projeto S11D.

??Eu não poderia perder a oportunidade, quem sabe não começa aqui uma grande parceria?", disse. Em agradecimento, o Consul retribuiu convidando o prefeito para visitar o Consulado do Japão em São Paulo.

FUNASA

Já no dia 18 de setembro, Jeová Andrade esteve na Fundação Nacional de Saúde, onde entregou documentos e tratou de detalhes do projeto de captação de água do Rio Verde. As obras deste projeto estão em andamento e possibilitarão ao município levar água tratada a 100% da população.

No mesmo dia, o prefeito esteve na Assembleia Legislativa, no gabinete do Deputado Dirceu Ten Caten, onde tratou de detalhes do projeto de autoria do deputado para a construção de muro e alambrado do campo de futebol da Vila Planalto.