Ação do núcleo ODM promove plantio de árvores frutíferas na Escola Municipal Carlos Henrique
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 24/09/2015
Cerca de 80 pessoas, entre professores e alunos da Escola Municipal Carlos Henrique Gomes, localizada na Vila Ouro Verde, participaram nesta quarta-feira (23) de uma ação promovida pelo núcleo do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em Canaã dos Carajás.

A atividade envolveu ainda as secretarias de Educação, Meio Ambiente, e de Desenvolvimento e Produção Rural. Os alunos e professores acompanharam uma explanação sobre quais são os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD).

Em seguida, todos participaram do plantio de mudas frutíferas na área da escola, que foram doadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural. Foram plantadas mudas de plantas como jambo, laranja, tangerina, maracujá, tamarindo, cacau, cupuaçu, manga e também ervas medicinais.

ODMs

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram pactuados, por 191 países, em 2000. São eles: acabar com a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O Brasil tem sido considerado referência internacional no alcance das metas dos ODM e protagonista no processo de negociação da nova Agenda de Desenvolvimento, que será lançada oficialmente na próxima Assembleia Geral da ONU, em setembro.

Em Canaã dos Carajás, o núcleo do ODM funciona na Rua Maracatiara, 90, no Novo Horizonte, no prédio anexo ao Creas.