Canaã vai instalar ??Comitê Municipal do Pacto pela Educação?
Fonte: Ascom PMCC, com informações da Semed
Postada em: 28/09/2015
Para fortalecer os compromissos e a participação de diferentes setores na melhoria da educação pública de Canaã dos Carajás, Município Piloto do Pacto pela Educação do Pará, na próxima quarta-feira (30) será instalado o Comitê Municipal do Pacto. A cerimônia será realizada às 17h, no Centro Educacional José de Deus, no bairro Parque Shalon.

O Grupo Gestor do Comitê Municipal será constituído por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria de Estado de Educação, e da Fundação Vale, parceira do Pacto no município.

Também participarão do Comitê secretários municipais de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, além do Conselho Municipal de Educação, de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar.

O Comitê Municipal terá o papel de articular as ações do Pacto com o Plano Municipal de Educação e com programas de outros setores. Também será papel do Comitê monitorar a execução do Plano Municipal de Educação e acompanhar seus resultados. Os membros têm ainda a missão de incentivar e apoiar a atuação dos Conselhos Escolares para exercerem a função de Equipes Gestoras do Pacto na Escola.

Desafios

Canaã dos Carajás possui cerca de 33 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), embora dados coletados pela administração municipal apontem para um número maior. São aproximadamente 15 mil alunos matriculados em 29 escolas públicas municipais e estaduais. Em 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Rede Pública de Canaã dos Carajás cresceu, mas não atingiu as metas estabelecidas, tanto nos anos iniciais, quanto nos anos finais do Ensino Fundamental. Para os anos iniciais, a meta era 4,3.

O município alcançou a nota 4,2. Já para os anos finais a nota foi 3,9, enquanto a meta era 4,0. O desafio para o município é semelhante a todos os demais: garantir mais alunos aprendendo com mais qualidade e com um fluxo escolar adequado.

O Pacto pela Educação do Pará é um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, da sociedade civil, da iniciativa privada e de organismos internacionais, liderado pelo Governo do Estado do Pará, em torno do objetivo de aumentar em pelo menos 30% o IDEB do estado em todos os níveis até 2017. Na prática, a meta prevê a melhoria do desempenho no aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática e o aumento da permanência dos alunos nas escolas.