Criado Comitê de governança do Pacto Pela Educação em Canaã dos Carajás
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 01/10/2015
Com o objetivo de facilitar a articulação entre as propostas do Plano Municipal de Educação e do Pacto Estadual, além de permitir a integração dos vários atores envolvidos no processo, Canaã dos Carajás conta agora com um Comitê Municipal de governança do Pacto pela Educação. O grupo foi formalizado nesta quarta-feira (30), em encontro realizado no Centro Municipal de Educação José de Deus.

O comitê será formado por representantes do governo municipal que integram as Secretarias Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Trânsito e Transporte e da Fundação de Cultura Esporte e Lazer. Também farão parte da composição representantes do Conselho Municipal, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, conselhos escolares, do Fórum Municipal e das Polícias Civil e Militar.

O grupo gestor do comitê será integrado pela secretária municipal de Educação, Jacqueline Moura, pela representante da Fundação Vale, Maria Alice Gonçalves dos Santos e por um articulador de projetos da Secretaria de Educação, que ainda será definido.

Ao discursar na formalização da criação do comitê, a secretária Jacqueline Moura destacou o interesse demonstrado por Canaã dos Carajás ?? um dos poucos municípios do Pará que aderiu ao Pacto pela Educação coordenado pelo governo do Estado ?? de melhorar os índices no município. ??Nós aderimos com o propósito de aumentar o nosso IDEB por meio desse trabalho de equipe e fortalecer cada vez mais a educação de Canaã e do Estado?.

Já o prefeito Jeová Andrade reforçou que a sociedade tem se preocupado em atuar pela melhora da educação e participado ativamente das ações propostas. ??? gratificante saber que uma boa parte da nossa sociedade já está com esse Pacto no coração?, disse. Ele ainda destacou que é urgente o trabalho pela educação no Pará, lembrando que, infelizmente, o Estado está nos últimos lugares na fila da qualidade no Brasil?.

Desafios

Canaã dos Carajás possui cerca de 33 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), embora dados coletados pela administração municipal apontem para um número maior. São aproximadamente 15 mil alunos matriculados em 29 escolas públicas municipais e estaduais. Em 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Rede Pública de Canaã dos Carajás cresceu, mas não atingiu as metas estabelecidas, tanto nos anos iniciais, quanto nos anos finais do Ensino Fundamental. Para os anos iniciais, a meta era 4,3.

O município alcançou a nota 4,2. Já para os anos finais a nota foi 3,9, enquanto a meta era 4,0. O desafio para o município é semelhante a todos os demais: garantir mais alunos aprendendo com mais qualidade e com um fluxo escolar adequado.

O Pacto pela Educação do Pará é um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, da sociedade civil, da iniciativa privada e de organismos internacionais, liderado pelo Governo do Estado do Pará, em torno do objetivo de aumentar em pelo menos 30% o IDEB do estado em todos os níveis até 2017. Na prática, a meta prevê a melhoria do desempenho no aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática e o aumento da permanência dos alunos nas escolas.

Veja abaixo a composição do comitê:

Grupo gestor

Secretária Municipal de Educação ?? Jacqueline Moura

Representante da Fundação Vale ?? Maria Alice dos Santos

Articulador de projetos ?? nome ainda a definir

Secretaria Municipal de Saúde ?? Marlene Luiza Pereira

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ?? Marlene Oliveira Cruz

Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte ?? Lázara Pereira

Funcel ?? membro ainda a definir

Conselho Municipal, Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente ?? a definir, em razão da eleição que ainda será realizada para o Conselho Tutelar

Conselhos escolares ?? Maria do Socorro da Silva

Fórum Municipal ?? Helenjusse Martins da Silva