Em dia de entrevistas, prefeito parabeniza canaenses pelos 21 anos do município e reforça compromisso de melhoria da infraestrutura
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 02/10/2015
Em um dia dedicado a falar com a comunidade de Canaã dos Carajás, por meio de entrevistas na imprensa local, o prefeito Jeová Andrade reforçou, nesta sexta-feira (2) o compromisso de continuar trabalhando para estruturar o município e comentou sobre o que os canaenses tem a comemorar nos 21 anos de emancipação política, que serão comemorados na próxima segunda-feira (5). A programação de aniversário, coordenada pela Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL), terá atividades culturais e esportivas neste sábado (3) e um grande show com o cantor Eduardo Costa no domingo (4), em frente ao Bosque Gonzaguinha.

Jeová concedeu entrevista, logo pela manhã, ao programa Fala Cidade, apresentado pelo radialista Beto Rodrigues, na Correio FM. Em seguida, falou com jornalistas do Portal Conecta Carajás, sediado em Parauapebas, mas que cobre os acontecimentos de toda a região. Ao meio-dia, o prefeito compareceu ao Balanço Geral, da TV Serra Sul, retransmissora da Rede Record no município. Na semana passada, Jeová também já havia concedido entrevista exclusiva ao Jornal Pioneiro.

Acompanhe, abaixo, um resumo dos principais temas abordados por Jeová em entrevista à Rádio Correio:

Aniversário de Canaã

? um momento de alegria e festa. Vim pra cá há 30 anos, gostei muito e continuo gostando e acreditando muita nessa cidade. Tenho o grande sonho de ver Canaã uma cidade limpa e organizada. Sei que não é fácil resolver tudo de uma vez, mas estamos trabalhando para isso. Vamos asfaltar todas as ruas até o ano que vem e iniciar um programa para orientar os proprietários a fazerem calçadas, murarem a frente dos lotes. Acredito que vamos ver Canaã limpa, muito em breve. Agora é um momento de alegria e de festejar tudo o que foi feito. Acredito que muitas coisas mudaram nesses dois anos e nove meses do nosso mandato. Convido todos a prestigiar com a gente com um grande show, em frente ao Bosque Gonzaguinha, às 23h em ponto. Pedimos a contribuição de todos para que festejem com respeito e cuidado pra que essa comemoração não se transforme em transtorno para nenhuma família. Será uma grande festa e a nossa programação número 1 é continuar com o Asfalta Canaã. Quem sabe no ano que vem a gente faça uma grande festa comemorando 100% da cidade asfaltada.

Educação

Temos avançado muito. Já construímos mais 54 salas de aula, climatizamos todas as escolas, mobiliamos e cobrimos todas as quadras. Mas a demanda cresce bastante. Quando assumimos, tínhamos 9 mil alunos e hoje já temos quase 15 mil. Precisamos continuar avançando. Vamos construir as novas escolas da Vila Nova Jerusalém e da VS-58. Queremos todas as escolas do município em condições dignas.

Saúde

Também avançamos. Nossos postos estão equipados, ainda pagamos aluguel em três unidades, mas as sedes próprias estão sendo construídas. O Hospital Municipal vai receber uma grande transformação que vai permitir dobrar a capacidade de atendimento. A saúde em Canaã está se tornando referência na região. Temos uma grande quantidade de profissionais qualificados. Até o fim do ano esperamos que seja possível inaugurar o novo hospital, mas uma parte ampliada já está funcionando.

Casas populares

Esse é um sonho antigo da sociedade. O projeto se iniciou antes do nosso mandato e teve alguns problemas com a construção. Mas hoje, felizmente, já estamos em fase de conclusão e estamos abrindo uma grande avenida ligando o novo bairro à Avenida Weyne Cavalcante. A previsão da Caixa [Econômica Federal] é fazer o sorteio das casas no próximo dia 24. Aí começa a fazer a documentação para realizar esse sonho. ? um projeto do governo federal, o que a prefeitura faz é a contrapartida, com infraestrutura, rede de água, cadastro, visitas técnicas, mas o projeto é do Ministério das Cidades.

Asfalta Canaã

Já estamos passando dos 40 Km de vias pavimentadas esse ano. E não estamos fazendo o chamado asfalto ??sonrisal?, mas de qualidade, com rede de água, esgoto e drenagem em muitos locais. Nossa equipe da Secretaria de Obras está trabalhando até as nove, dez da noite. Acredito que é possível até superar a meta que estabelecemos, de 50Km esse ano, em mais cinco ou seis quilômetros. Nosso objetivo é terminar de asfaltar toda a cidade até o ano que vem.

Praças

Canaã, quando assumimos, não tinha sequer uma praça. Fizemos o Bosque Gonzaguinha, que era uma área usada por criminosos, e agora virou um ponto de lazer. Estamos licitando a Praça da Juventude, no Campo do Papai Noel e também uma Praça para o Novo Horizonte. A juventude em Canaã precisa de espaços.

Aluguéis

Já saímos, desde o início do mandato, de cerca de dez aluguéis, com a construção de sedes próprias para os prédios públicos. A nossa meta é terminar o mandato sem pagar nenhum aluguel. E estamos fazendo com estrutura. Acredito que o que for feito, muito ou pouco, precisa ser de qualidade, pra ficar pra sociedade.