Moradia: Com Minha Casa, Minha Vida e regularizações, Canaã terá mais de 2 mil famílias beneficiadas
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 16/10/2015
Mais de 2 mil famílias em Canaã dos Carajás serão beneficiadas com a ação da prefeitura do município na área da moradia nos próximos meses. A principal ação é a parceria com o governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, no loteamento Casas Populares. A prefeitura adquiriu o terreno para o empreendimento ?? que conta com mais de 900 unidades habitacionais - e garantiu a infraestrutura para o local. Além disso, uma grande avenida, ligando as moradias à Avenida Weyne Cavalcante, já está sendo concluída. Com isso, o empreendimento contará com seis vias de acesso.

Em entrevista ao programa Balanço Geral Canaã, nesta sexta-feira (16), o vice-prefeito, Alexandre Pereira, explicou que o município aguarda agenda da Caixa Econômica Federal (CEF) para que o sorteio das casas seja realizado. Ele ainda lembrou que cabe ao Ministério das Cidades definir a data para a inauguração.

Alexandre ainda informou que a prefeitura busca a regularização fundiária das duas maiores ocupações do município: o Vale da Benção e o Bairro Santa Vitória (Motocross) que, ao todo, reúnem mais de mil famílias. As localidades já receberam benefícios do poder público, como iluminação e avenida de acesso.

O vice-prefeito destacou, ainda, que a administração está em diálogo com empresários do ramo imobiliário para uma parceria que vise diminuir o déficit habitacional. O objetivo é adquirir uma área, com valor acessível, implementar infraestrutura e destinar os lotes ou residências a famílias de baixa renda.

??Sabemos que a questão da moradia é um grande problema do município. O déficit é alto e é uma tarefa difícil resolver, mas temos que pensar e trabalhar nessas soluções?, disse. ??Tem que ter coragem para dar essas respostas e estamos nos esforçando para isso?, completou.

A respeito da ocupação do Alto da Conquista, Alexandre destacou que as famílias que se enquadram em critérios para obtenção de benefício do poder público ?? e que não possuem imóvel em Canaã ?? devem se cadastrar na sede da Secretaria Municipal de Habitação. Ele lembrou que, como a área é predominantemente privada, a decisão quanto à continuidade dos moradores não cabe à prefeitura. A proprietária buscou na Justiça o direito à reintegração de posse, que deve ser cumprida pelo governo estadual.

O secretário de Habitação de Canaã, Marcos Paulo de Assis, também endossou que o órgão tem buscado atender as famílias que não tem moradia e inserir no banco de dados para que elas possam, de forma ordenada, usufruir dos próximos programas habitacionais.