Criada força-tarefa para atender população de rua que ocupa Weyne Cavalcante
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 22/10/2015
A prefeitura de Canaã dos Carajás, em parceria com as polícias Militar e Civil, criou um grupo de trabalho que irá atuar, sistematicamente, para atender a população de rua que atualmente ocupa parte dos canteiros da Avenida Weyne Cavalcante, no centro, e desocupar o local.

O grupo foi criado em reunião realizada nesta quinta-feira (22) e ?? além da PM e da Polícia Civil - reúne representantes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb) e gabinete da prefeitura.

Logo após o encontro, todos os integrantes seguiram para o local ocupado, onde dialogaram com a população e destacaram as ações sociais disponíveis para o atendimento deles. Cerca de 20 pessoas foram encaminhadas para o Centro de Referência em Assistência Social (Creas) onde foram cadastradas e serão ouvidas sobre as suas necessidades para que a administração possa atuar.

??Já temos um trabalho de atenção social voltado para essa população, com alimentação e disponibilização de passagens de volta para os que vem de outras cidades?, informou a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Pereira. No entanto, ela lembra que muitas pessoas em situação de rua, mesmo depois de atendidas, voltam para o canteiro e se recusam a deixar o local.

O prefeito Jeová Andrade reforçou, durante a reunião, a necessidade de um trabalho constante e em parceria com várias secretarias. Ele admitiu que esse é um problema grave, vivenciado por várias cidades Brasil afora, mas que precisa ser enfrentado com o fortalecimento de políticas públicas.

Já o delegado Fabrycio Oliveira lembrou que esse é ??um processo lento?. No entanto, as instituições precisam atuar e evitar que se crie uma estrutura que atraia outras pessoas para o local, entre elas usuárias de drogas.

O comandante do policiamento em Canaã, Major Aquino, também se colocou à disposição para acompanhar o município em ações de atendimento ao grupo e reforçou a necessidade de atuação conjunta entre vários órgãos.