www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Canaã realiza Fórum Municipal para discutir Pacto pela Educação no Pará
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 27/10/2015
Escolhido como um dos municípios-polo para o Pacto da Educação no Pará, Canaã dos Carajás realizou nesta terça-feira (27) o 1º Fórum de Educação do Município, que teve como tema os desafios para se atingir as metas estabelecidas pelo Pacto. O evento contou com a parceria do Comitê criado para essa discussão, da Vale, Fundação Vale e da ONG Synergos.

Professores, gestores da educação e empresários convidados puderam acompanhar a apresentação do que é o Pacto pela Educação no Pará, além de palestras, experiências de outras escolas e de atividades educativas desenvolvidas por outras secretarias.

A secretária municipal de Educação, Jacqueline Moura, reforçou a importância da presença de empresários do município no evento, lembrando que ??educação não se faz sozinho?. ??? preciso trabalhar em harmonia para alcançarmos esse objetivo. Precisamos do apoio de todos, da sociedade, dos pais, dos empresários para desenvolver o nosso trabalho e plantar a nossa semente?.

A representante da Fundação Vale, Maria Alice dos Santos, também pediu a presença de mais agentes em um esforço conjunto. ??A educação é um compromisso de todos nós. Contem conosco, estamos aqui e pretendemos ficar por muito tempo?.

Já o presidente da Câmara Municipal, Jean Carlos, ao discursar, elogiou a administração pela melhora nas condições de estrutura das escolas municipais e lembrou que é preciso, agora, dar um passo adiante. ??Queremos melhorar a qualidade do ensino. Infelizmente o nosso Estado está carente disso?.

O prefeito de Canaã, Jeová Andrade, também endossou que o objetivo do Pacto é que o compromisso com a melhoria da educação seja ??abraçado por toda a sociedade?. ??Infelizmente, o Estado Pará tem um dos Idebs mais baixos do país, mas Canaã não aceita mais esses índices baixos?, garantiu.

Desafios

Canaã dos Carajás possui cerca de 33 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), embora dados coletados pela administração municipal apontem para um número maior. São aproximadamente 15 mil alunos matriculados em 29 escolas públicas municipais e estaduais. Em 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Rede Pública de Canaã dos Carajás cresceu, mas não atingiu as metas estabelecidas, tanto nos anos iniciais, quanto nos anos finais do Ensino Fundamental. Para os anos iniciais, a meta era 4,3.

O município alcançou a nota 4,2. Já para os anos finais a nota foi 3,9, enquanto a meta era 4,0. O desafio para o município é semelhante a todos os demais: garantir mais alunos aprendendo com mais qualidade e com um fluxo escolar adequado.

O Pacto pela Educação do Pará é um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, da sociedade civil, da iniciativa privada e de organismos internacionais, liderado pelo Governo do Estado do Pará, em torno do objetivo de aumentar em pelo menos 30% o IDEB do estado em todos os níveis até 2017. Na prática, a meta prevê a melhoria do desempenho no aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática e o aumento da permanência dos alunos nas escolas.

 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Canaã realiza Fórum Municipal para discutir Pacto pela Educação no Pará