Em Belém, Canaã dos Carajás recebe selo de Município Verde
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 28/10/2015
O município de Canaã dos Carajás recebeu, nesta quarta-feira (28), o selo de Município Verde, por atender os sete critérios estabelecidos pelo programa do governo estadual. O selo foi entregue ao secretário de Meio Ambiente do Município, Reginaldo Pires, após a apresentação das evidências do cumprimento das metas, na 19ª reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes, em Belém. Os conselheiros aprovaram a outorga a Canaã por unanimidade.

Agora Canaã passa a integrar o grupo de municípios prioritários para receber recursos, treinamentos e equipamentos. Também receberam o selo nesta quarta-feira os municípios de Xinguara, Cumaru do Norte e Santa Maria das Barreiras.

O Programa Municípios Verdes foi lançado em 2011 e tem como objetivo combater o desmatamento no Estado e fortalecer a produção rural sustentável. Para conquistar o selo, os municípios precisam atender a sete critérios. São eles:

1. Celebrar o pacto local contra o desmatamento envolvendo a sociedade civil e governanças locais;

2. Criar o grupo de trabalho municipal de combate ao desmatamento ilegal;

3. Realizar as verificações em campo dos focos de desmatamento ilegal e reportar ao programa;

4. Manter a taxa anual de desmatamento abaixo de 40 Km² (com base nos critérios do Prodes/INPE);

5. Possuir mais de 80% da área municipal cadastrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR);

6. Não fazer parte da lista do Ministério do Meio Ambiente (MMA) dos municípios que mais desmatam na Amazônia;

7. Possuir sistema e ?rgão Municipal de Meio Ambiente estruturados.