Em abertura de Fórum, autoridades destacam empenho de Canaã por diversificação da economia
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 06/11/2015
A busca de Canaã dos Carajás por alternativas de diversificação econômica, que aproveitem o ciclo mineral, foi exaltada pelas autoridades presentes durante a abertura do 1º Fórum de Desenvolvimento da região de Carajás, nesta sexta-feira (6). O evento ?? que objetiva discutir as potencialidades dessa região - integra a programação da 2ª Feira de Negócios e Festival da Cultura Gastronômica do município, que vai até o próximo domingo (8), ao lado do Bosque Gonzaguinha, no Parque dos Ipês.

O prefeito de Canaã, Jeová Andrade, exaltou a grande estrutura montada para a Feira, que já atrai visitantes de toda a região, e disse esperar que essa ??grandiosidade? se reflita nas discussões com a sociedade. Ele destacou que o município lança, também na programação do evento, o ??Plano de Desenvolvimento de Canaã 2025?, que tem como um dos pilares a criação de um Fundo de Desenvolvimento. ??Queremos investir o que a mineração traz para criar outras alternativas de emprego e renda?.

A secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Mineração e Energia (Sedeme), Maria Amélia Enriquez, que representou o governo do Estado e também palestrou no Fórum, parabenizou a administração municipal pela decisão de realizar a Feira, lembrando que muitos projetos municipais acabam não tendo continuidade. ??? um grande passo para o processo de construção coletiva do desenvolvimento?, definiu.

União de esforços

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Canaã, Jurandir José dos Santos, atribuiu o sucesso da Feira ao empenho conjunto de toda a equipe de governo, e fez questão de destacar a prioridade que o prefeito tem dado à busca de alternativas econômicas para o município. ??Sou uma engrenagem dessa roda que está trabalhando para Canaã crescer?.

Representando a mineradora Vale, o diretor de operações Alexandre Campanha também reforçou a grandiosidade do evento e disse esperar que além das discussões, os três dias de Feira gerem ??novos negócios?.

Já a presidente da subseção da OAB em Canaã, Josemira Gadelha, agradeceu a oportunidade dada a entidade de participar da programação da Feira, com a realização do Fórum de Direito Tributário e Trabalhista, neste domingo. Segundo ela ??A Feira é um evento grandioso, que só se vê em capitais e isso se deve à união de todos?.

O vereador Hélio Ferreira falou em nome da Câmara Municipal e também saudou a preocupação com o fomento a outras atividades que gerem emprego e renda. ??Nosso município não pode ver a mineração como única alternativa?.

A Feira

A II Feira de Negócios E Festival da Cultura Gastronômica de Canaã dos Carajás conta com expositores de todos os segmentos empresariais, que vão comercializar seus produtos e serviços até o próximo domingo (8), o que aquece o comércio local, além de potencializar os negócios gerados em todo o município, como em restaurantes e hotéis.

A a Feira também apresenta uma programação extensa que atenderá a toda comunidade, por meio de palestras, oficinas, parque de diversões, cozinha show, eventos culturais, Festival da Cultura Gastronômica e os shows de Zé de Souza e Roniel, nesta sexta-feira (6), Zé Geraldo (no sábado, 7) e Eduardo Allan (no domingo, 8), apresentações culturais de bandas e artistas locais.