Diagnóstico da mobilidade no município é apresentado à população
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 09/11/2015
A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Planejamento, apresentou à comunidade, na última quinta-feira (5) um diagnóstico da mobilidade em Canaã dos Carajás, elaborado com base em dados apurados pela equipe técnica e colhidos durante uma série de consultas públicas em todas as regiões do município.

A apresentação foi realizada no auditório da Câmara Municipal, que ficou lotado. Os presentes também puderam apontar novas reivindicações que servirão de base para a conclusão do Plano de Mobilidade, que está em processo de conclusão. A expectativa é de que o documento possa ser colocado à apreciação da sociedade organizada em conferência no próximo mês.

Os principais problemas evidenciados pela população são relativos a ausência de transporte coletivo (a prefeitura trabalha para a implantação do serviço), acessibilidade e condições de vias e calçadas. Vias estreitas e calçadas inacessíveis, por exemplo, foram citados, cada um, por 11% das pessoas consultadas. A falta de estacionamento foi um problema apontado por 15% das pessoas. A necessidade de mais arborização, ciclofaixas e iluminação pública também foram citadas.

Já em relação ao deslocamento foram apontados como problema a falta de abrigos (12,5%), a tarifa elevada (12,5%) e a inexistência do transporte coletivo (20,8%). Vale lembrar que a prefeitura já está em processo de implantação do transporte coletivo público e inicia nesta semana a realização de audiência públicas para consultar propostas da comunidade.

A elaboração do Plano de Mobilidade é uma exigência do governo federal para municípios com mais de 20 mil habitantes. Sem o documento, as prefeituras não tem acesso a recursos de ministérios para o setor. Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, a elaboração das mudanças tem o acompanhamento da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fadespa).