Emoção marca sorteio de localização das Casas Populares em Canaã
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 18/12/2015
??Estou feliz demais. Sei que agora posso dizer que terei uma nova moradia digna e minha?. A frase é da Dona Ivani Celestina - uma das contempladas pelas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Canaã dos Carajás - mas representa o sentimento de todas as 933 famílias que compareceram nesta quinta-feira (17) no Ginásio de Esportes Antônio Chorão para o sorteio da localização das moradias e não conseguiam disfarçar a satisfação por poderem realizar, enfim, o sonho da casa própria. (Clique aqui para ver a localização das moradias).

A ansiedade era muita, afinal, muitos duvidavam que ??sairia do papel? o projeto habitacional, que começou na administração anterior, mas por problemas burocráticos, não andou. ??O dia de hoje é possível graças ao esforço desse governo, da Caixa [Econômica Federal] e da Secretaria de Habitação. Conseguimos retomar esse programa e concluir o processo?, comemorou o vice-prefeito, Alexandre Pereira. Ele ainda lembrou que a administração continua trabalhando para tentar reduzir o déficit habitacional no município.

Já o prefeito Jeová Andrade destacou que a moradia é fundamental para a dignidade de todas as famílias e reforçou que a prefeitura garantiu toda a estrutura para o novo bairro, como exige o programa. ??? direito de todos ter a sua casa própria. Enquanto município, fizemos a nossa parte, fizemos uma grande avenida de acesso, garantimos água e esgoto tratados. Vai ficar um bairro muito bonito e queremos que as pessoas que vão morar ali tenham uma vida feliz e de sucesso?.

O secretário de Habitação do município, Marcos Paulo de Assis, fez questão de pontuar que os beneficiários terão ainda a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pelo prazo de dois anos.

Ele endossou que o processo de definição dos beneficiários foi criterioso e transparente e pediu apoio a população para denunciar caso tenham conhecimento de algum beneficiário que tenha tentado fraudar a documentação. ??Se houver alguém querendo denegrir o processo, será convidada a ser retirada do programa, pois ela assinou um compromisso de que não tem moradia e tem renda dentro da faixa?.

O projeto das Casas Populares é uma ação do governo federal, por meio do Programa ??Minha Casa, Minha Vida?. Cabe ao município, além do cadastramento e acompanhamento dos beneficiários, entrar com a contrapartida da infraestrutura no local: água, esgotamento sanitário e o asfaltamento do acesso.