Novos conselheiros tutelares tomam posse para mandato de quatro anos
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 08/01/2016
Os novos cinco conselheiros tutelares de Canaã dos Carajás e seus suplentes tomaram posse em cerimônia na manhã desta sexta-feira (8), no auditório da Câmara Municipal. Eles foram eleitos em outubro do ano passado, por meio do voto da comunidade, e vão ocupar o mandato por um período de quatro anos, novo prazo estabelecido pela Lei n. 12.696/2012. Os titulares do Conselho Tutelar de Canaã são: Loira da Saúde, que foi reeleita, Clésio Goiano, Irmã Delvaí, Gedeon Alves e Gercivaldo Muniz.

O prefeito do município, Jeová Andrade, participou da cerimônia de posse e desejou sorte aos eleitos, fazendo questão de destacar que o governo está à disposição para auxiliar na proteção das crianças e adolescentes. ??O Conselho é um órgão autônomo, mas precisa ter o apoio do poder público, da sociedade e das empresas. Vocês vão enfrentar momentos espinhosos, mas contem conosco?, afirmou.

O vice-prefeito, Alexandre Pereira, lembrou aos presentes que a proteção a crianças e adolescentes e o combate à violência devem ser uma luta de todos. Ele reforçou a necessidade de denunciar, caso qualquer pessoa tome conhecimento de situações como maus tratos ou violência sexual. ??A família precisa assumir a sua parte. Temos que perder o medo de tratar desse assunto dentro de casa?, alertou.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Pereira, pontuou que o trabalho do conselheiro tutelar é contínuo, e é preciso estar disponível para ser contatado em qualquer situação em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja descumprido. ??Não há dia e nem hora para que nossas crianças sejam atendidas. Elas tem prioridade?.

Estrutura

A melhora da estrutura para o trabalho dos conselheiros e o funcionamento da rede de proteção aos direitos em Canaã também foram destacados pelas autoridades presentes. Representando a Vale, o diretor de Relações com a Comunidade, Daniel Florenzano, endossou que, entre mais de 5 mil municípios no país, Canaã foi o primeiro a entregar um prédio do Conselho Tutelar Modelo, construído por meio de parceria entre a empresa, a prefeitura e a Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República.

Representando a Polícia Civil, o delegado Bruno Fernandes também elogiou a estrutura do município. ??Já atuei em várias cidades da região e posso dizer que aqui em Canaã a estrutura tem ajudado muito?.