Prefeitura e Vale assinam convênio para construção de praça e três escolas de educação infantil
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 19/01/2016
Os moradores de Canaã dos Carajás poderão contar, em breve, com mais três escolas de educação infantil, que atenderão crianças na idade pré-escolar, além de mais uma praça de lazer. As obras serão possíveis graças a convênios, assinados no último dia 14 (quinta-feira) com a empresa Vale, que destinarão recursos para a obra dentro dos investimentos previstos do projeto de extração mineral S11D, que está sendo implantado no município. Os convênios preveem ainda a melhoria do sistema de abastecimento de água do município e a construção de uma escola no assentamento Nova Jerusalém.

Ao todo, a empresa deve repassar mais de R$ 9,5 milhões em recursos e a prefeitura arcará com contrapartida de cerca de R$ 3,6 milhões, além de disponibilizar os terrenos. A Nova Praça será localizada no Bairro Jardim das Palmeiras, em frente à Casa da Cultura. Já as escolas de educação infantil ficarão nos bairros Novo Brasil, Jardim América e Vale da Benção, atendendo também ao Loteamento Vale dos Sonhos.

Para a construção de cada unidade de ensino a prefeitura receberá R$ 1,5 milhão de recursos da Vale, desembolsando contrapartida de R$ 600 mil em cada. No caso da Escola da Vila Nova Jerusalém, o convênio prevê repasse de 1,050 milhão e contrapartida de R$ 1,5 milhão. Para a construção da praça, a prefeitura receberá 1,5 milhão e R$ 2,5 milhões para a mudança na captação de água na barragem do Rio Verde. A expectativa é de que algumas obras possam ser iniciadas em um período de dois meses.

Ao assinar o documento, o prefeito Jeová Andrade lembrou que o ano de 2016 se apresenta como mais um ano delicado, mas, mesmo assim, no município, os investimentos serão mantidos. ??Todos estão preocupados com o cenário e a queda do preço minério reflete no nosso município. Mas temos certeza que, de mãos dadas, vamos vencer mais isso?, disse, destacando a parceria com a empresa.

Representado a mineradora Vale, o líder sênior de Socioeconomia e Meio Ambiente, Leonardo Neves, elogiou o prefeito Jeová Andrade pelo foco da administração em questões estruturais para o município, como a educação. Segundo ele, essa também é uma das grandes preocupações da mineradora.

??O senhor está definindo boas prioridades e focado no que a população precisa, o que tem refletido muito bem nos indicadores?, disse, lembrando que Canaã dos Carajás aparece na liderança no Estado do Pará no índice de Desenvolvimento Municipal de 2015 da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O vice prefeito Alexandre Pereira, também presente na assinatura do convênio, agradeceu a Vale por, nas palavras dele, ??entender as prioridades traçadas pelo governo?. ??Fica claro que em um trabalho bem planejado, feito com amor e decência, atrai pessoas e parcerias boas. No final, o dono de tudo isso é o povo?.