Comitiva da prefeitura visita Mina do Sossego e barragem de rejeitos
Fonte: Ascom PMCC, com informações da Ascom da Vale
Postada em: 17/02/2016
Uma comitiva formada por representantes dos poderes executivo e legislativo de Canaã dos Carajás visitou na manhã desta quarta-feira (17), a convite da Vale, na Mina do Sossego, localizada no município. O objetivo da visita foi apresentar a mina e o sistema de segurança da barragem de rejeitos do empreendimento. Estiveram presentes o vice-prefeito, Alexandre Pereira, o chefe de Gabinete, Edilson Valadares, o presidente do Idurb, Alisson Milhomen, o procurador-geral Hugo Leonardo, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos e de Planejamento, José Luiz dos Santos. Também participaram da visita o presidente da Câmara, Jean Carlos, e a presidente da subseção da OAB no município, Josemira Gadelha.

As barragens são estruturas necessárias para o depósito de material descartado após o processamento do minério. Segundo a empresa, a barragem do projeto conta com técnicas de engenharia avançadas, segue ??rigorosos controles e passa por monitoramentos sistemáticos e auditorias externas anuais para garantir as condições de segurança?.

A Vale também assegura que, nesse momento ??todas as estruturas estão funcionando em absoluta normalidade, seguindo a legislação vigente e com todos os aspectos de segurança garantidos, assim como a empresa possui Planos de Ações Emergenciais (PAEBMs) para todas as estruturas em que há exigência prevista na legislação?.

Conheça mais sobre a Mina do Sossego

Descoberta em 1997, a Mina do Sossego teve a sua construção iniciada em 2002 e começou a operar em dois anos depois, em 2004. O empreendimento é formado por dois corpos minerais, denominados Sossego e Sequeirinho. A entrada em operação da mina marcou o início da diversificação mineral da Vale. A unidade responde hoje por significativa participação na produção brasileira de cobre.

O processo de extração de cobre da Mina do Sossego é realizado a céu aberto. Após o processo de beneficiamento, a produção é transportada por caminhão até o Armazém de Cobre, em Parauapebas, depois segue pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) até o Terminal Marítimo de São Luís, onde é embarcado para os mercados interno e externo.

O cobre é um dos metais mais utilizados no mundo hoje, atrás apenas do ferro e do alumínio, sendo largamente empregado na geração e na transmissão de energia, em fiações e em praticamente todos os equipamentos eletrônicos, como a televisão e o telefone celular.

Na unidade também são empregadas tecnologias e ações para a preservação ambiental. O percentual de 99% de toda água empregada no processo de produção é totalmente reutilizado. O número representa uma redução anual no volume total de água captada de 900 mil metros cúbicos, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 25 mil habitantes por seis meses.