Apicultores recebem equipamentos para a melhoria da produção de mel em Canaã
Fonte: Ascom PMCC, com informações da Ascom da Vale
Postada em: 23/02/2016
A Associação de Apicultores de Canaã dos Carajás recebeu nesta segunda-feira (22) um conjunto de equipamentos para a melhoria da produção do mel no município. A ação faz parte do Programa Carta Aberta, desenvolvido pela Vale, em parceria com a prefeitura de Canaã dos Carajás e a Agência de Desenvolvimento de Canaã. O objetivo é apoiar projetos elaborados pela própria sociedade civil organizada, voltados para a geração de trabalho e renda no campo.

Cerca de 70 apicultores integram hoje a Associação. Para o presidente, Luiz Pereira Rodrigues, os equipamentos são fundamentais para o avanço da apicultura. "Esses equipamentos irão tornar a extração do mel ainda mais adequada à legislação, fortalecer a nossa atividade, tornar o alimento mais seguro para o consumo e aumentar a renda do produtor rural", declara.

Vocação agrícola

Além do projeto de incentivo à produção do mel, outros quatro projetos são apoiados pelo Programa Carta Aberta: a implantação de sistema agroflorestal no Assentamento Maria de Lourdes, cursos de capacitação em planejamento e gestão pela Agência de Desenvolvimento de Canaã para associações e cooperativas rurais, a aquisição de equipamentos para o melhoramento genético do gado pela Associação da Vila Ouro Verde e para a Cooperativa Agropecuária, a aquisição de tanques de resfriamento, visando a melhoria da produção leiteira.

O analista de sustentabilidade responsável pelo programa Carta Aberta, Fabio Queiroga destaca a importância econômica do projetos. "Um dos motivos dos êxito do Programa está justamente nos projetos recebidos das associações, como o dos apicultores. Projetos com condições de execução, viáveis e importantes para o fortalecimento de uma economia sustentável na região".