Lançado Guia do Investidor e Diagnóstico Socioeconômico de Canaã dos Carajás
Fonte: Josélio Reis, da Semdec
Postada em: 01/03/2016
Com a presença de dezenas de lideranças empresariais a prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), e com o apoio do SEBRAE, lançou nesta segunda-feira (29), no auditório da Agencia Canaã, o Guia do Investidor e o Diagnóstico Socioeconômico do município. O levantamento de dados e as pesquisas que resultaram nas informações contidas na publicação foram realizadas pela ONG Extensão Amazônia e seus consultores mostraram no evento, de forma resumida, os principais os principais pontos contidos no documento.

O estudo analisa as perspectivas e tendências de negócios para microempreendedores individuais, setor pecuário, industrial, comercial e de serviços e aponta um ambiente favorável de negócios em função da posição geográfica privilegiada, já que o município está localizado no centro de duas grandes regiões produtoras (Polo Carajás e Polo Araguaia).

O crescimento da população é analisado com várias fontes, incluindo o relatório da Consultoria Diagonal, apresentado no Seminário do Projeto de Atenção à Saúde Básica, que aponta uma população de 52.862 em 2014, um crescimento de 384% em relação ao ano 2004. O levantamento identificou que, em 2008, havia 8 médicos para cada 10 mil habitantes em Canaã, número que subiu para 17 médicos para cada 10 mil habitantes em 2014.

O diagnóstico mostra ainda que o município está em primeiro lugar no Índice Firjan (que mede o desenvolvimento), entre os municípios paraenses, tendo como base o ano de 2013. No ano anterior (2012) o município aparência na 5ª posição. Pelos investimentos operados pelo poder público ou por meio de parceria público-privada, ao longo de 2014 e 2015, especialmente no tocante aos setores de educação e saúde, é praticamente certo que o índice Firjam alcance números ainda mais expressivos, trazendo ainda maior destaque ao município.

Para o prefeito Jeová Andrade, o estudo, resultado da parceria com o SEBRAE, ??vem para mostrar que Canaã dos Carajás não é apenas uma terra prometida, mas sim a terra da promessa que se cumpre?.

O diretor-superintendente do SEBRAE no Pará, Fabrizio Augusto, afirma que ??ao se unir com o poder público municipal para produzir a publicação, há uma soma de forças para atrair investimentos para o município e contribuir para a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios paraenses, por meio da disseminação de informações estratégicas?.