Comitiva de Canaã busca em Brasília solução para titulação de terras no município
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 11/03/2016
Uma comitiva de representantes de Canaã dos Carajás esteve em Brasília, na última semana, visitando vários órgãos do governo federal em busca de apoio para a titulação de áreas urbanas e rurais no município. Integraram o grupo os secretários de Desenvolvimento e Produção Rural, Carlos Augusto Ramiro, de Maio Ambiente, Reginaldo Pires, além do diretor do Idurb, Allisson Milhomem, e da coordenadora da Rede ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] em Canaã dos Carajás, Telmissa Marques.

Durante dois dias, eles visitaram a sede das Nações Unidas, a Secretaria Geral da Presidência, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Instituto Nacional Colonização Reforma Agrária (INCRA), em busca de soluções para as demandas do município.

No INCRA, o município foi orientado e realizar um levantamento com a situação das terras que precisam de titulação para formalizar o pedido de apoio. Além disso, segundo o secretário Carlos Ramiro, ??foram sugeridas duas alternativas para a solução dos problemas: a inclusão de titulação por meio do programa Terra Legal e a criação de um termo de cooperação para a solução dos outros casos, que pode envolver o município, o governo federal, e a empresa Vale, que será convidada?.

A titulação de terras, sobretudo na zona rural, é um grande desafio para Canaã dos Carajás, tendo em vista que o município surgiu a partir de programas de assentamento agrícola do governo federal.