Em entrevista, prefeito anuncia que novo Hospital e Casas Populares devem ser entregues nos próximos dias
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 23/03/2016
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, anunciou para os próximos dias a entrega de duas importantes obras para o morador do município: a inauguração da reconstrução do Hospital Municipal Daniel Gonçalves, obra em parceria com a Vale, e a entrega das 933 moradias do Residencial Canaã, construídas por meio do Minha Casa, Minha Vida.

Jeová visitou nesta quarta-feira (23) a Rádio Correio, e as retransmissoras das TVs Record e SBT no município, e esclareceu aos canaenses sobre o cronograma das ações da administração, além de revelar prioridades para esse ano. O prefeito informou que, a exemplo do ano passado, o objetivo do programa Asfalta Canaã é levar pavimentação a mais 50 Km de ruas. Um dos primeiros bairros a ser beneficiado nesse ano será o Novo Brasil, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade.

Acompanhe a seguir os principais pontos da entrevista à Rádio Correio:

Asfalta Canaã

O Programa hoje está atendendo a Vila Ouro Verde, estamos concluindo também a Vila Bom Jesus e aí viremos para a zona urbana de Canaã e a nossa meta prioritária é concluir a rotatória. Lá tivemos várias obras de engenharia, fizemos a galeria pluvial e em seguida a terraplanagem e aí a chuva começou e atrasou um pouco.

Também temos que retirar os postes ao lado da avenida, que vai ser ampliada e estamos aguardando a Celpa. Aí sim, quando der uma enxugada, vamos concluir a rotatória e começar os 50 Km previstos para esse ano. O nosso objetivo é começar pelo Novo Brasil que ficou prejudicado, pois esperávamos atender com outro recurso. O governo do Estado prometeu para Canaã, Parauapebas e outros municípios 10 Km de asfalto em 2013 . Fizemos o projeto, acreditando que seríamos atendidos, fizemos a nossa parte com rede de água, esgoto e drenagem, mas infelizmente não foi feito. Então tomamos a decisão de fazer com os nossos recursos.

Também vamos concluir todo o Novo Horizonte, Bairro Santa Vitória. Acreditamos que em breve todas as ruas serão concluídas. Canaã não pode mais ter ruas com lama e poeira.

No caso do João Pintinho, o município tinha um recurso do fundo FRD [Fundo Regional de Desenvolvimento], que tínhamos direito. Fomos ao BNDES assim que assumi, eles disseram que poderíamos fazer o projeto e fizemos. Em 2015, eles chegaram a anunciar o recurso, agora esse ano já autorizaram a empresa, que já começou a fazer a terraplanagem. A chuva atrapalhou agora um pouco, mas a empresa já está trabalhando. Acredito que até o final de maio estará totalmente asfaltado lá.

Educação

Estamos agora construindo uma bela escola na Vila Nova Jerusalém, está em licitação a da VS-58 e duas creches na cidade. Tivemos na semana passada uma grande reunião em Belém e ficou acertado que vão construir mais uma escola estadual de ensino médio, de 12 salas de aula aqui. E nossa luta é para que em breve possamos implantar uma faculdade em Canaã e uma escola técnica para qualificar a nossa juventude.

Hospital

Já está marcada para o dia 8 de abril a inauguração da estrutura, que ficou moderna e avançada, duplicamos a capacidade de atendimento. Equipamos bem e tudo está avançando. Já aproveitamos para convidar toda a comunidade para participar dessa festa.

Casas populares

? uma coisa que vamos ter o prazer de ver as pessoas morando em suas casas muito em breve. Estamos aguardando uma agenda do governo federal para os próximos dias (na próxima semana ou início de abril) para que possamos entregar.

Esporte e Lazer

Conseguimos avançar bastante. Hoje temos o Bosque Gonzaguinha, que tem atraído muitas famílias. Na Praça do Campo do Papai Noel já começaram as obras. Vamos lançar também no Novo Brasil a Praça da rotatória, uma praça bem feita, que já está licitada para construção. Também vamos licitar a Praça da Casa da Cultura e do Novo Horizonte. Nessa área, já vai ficar bastante contemplada a cidade. O nosso sonho é que cada bairro tenha isso.

Funcionalismo público

Ao assumir em 2013, eles se encontravam há quatro anos sem nenhum aumento salarial, com poder de compra se perdendo e defasado. Assim que eu assumi, quis resolver essa situação, conseguimos dar 25% de aumento no primeiro ano. No segundo ano conseguimos dar uma recomposição e em 2015 também. Não há nenhum servidor que tenha tido um aumento de menos de 36% no nosso mandato. A maioria teve melhoria na infraestrutura e condições de trabalho. O vale-alimentação passou de R$ 200 para R$ 430. Mas todos sabem que o Brasil tem passado por uma crise, nossa demanda aumenta todos os dias. Fizemos uma média das perdas salariais de março a dezembro e chegamos a média de 7% que podemos recompor esse ano. Temos que ter muita tranquilidade, pé no chão e responsabilidade com o amanhã. ? o que nós podemos. Não podemos dar o risco de amanhã começar a atrasar o pagamento. Temos responsabilidade e estamos pensando na sociedade como um todo. Não podemos dar um aumento além da nossa capacidade e depois não conseguirmos atender o público. Precisamos continuar com poder de investimento. O que eu peço é muita compreensão de todos os servidores. Eu espero que os nossos servidores nos ajudem nesse momento de dificuldade.

Rodoviária

? uma meta. Não queria terminar esse mandato sem construir. O que temos hoje em Canaã não podemos chamar de rodoviária. Sabemos que está precisando e estamos discutindo. Precisamos de um lugar de fácil acesso, de escoamento, com avenidas largas. Queemos construir a rodoviária, a prefeitura e os prédios públicos. Queremos sair de todos os alugueis.

Vale da Benção

Está no nosso programa de asfaltamento para este ano. Queremos fazer a rede água, esgoto e lavar asfalto, tanto para o Vale da Benção quanto o Santa Vitória.