Prefeitura faz nova proposta de aumento para funcionalismo público
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 29/03/2016
A prefeitura de Canaã dos Carajás fez uma nova proposta de reajuste aos representantes dos servidores públicos do município, em reunião na manhã desta terça-feira (29). Este foi o 4º encontro entre o funcionalismo e o poder público para a discussão da atualização salarial (data-base) para recomposição das perdas do ano de 2015. Estiveram presentes, além do prefeito Jeová Andrade, os secretários de Planejamento, José Luiz dos Santos, de Finanças, Agnaldo Pereira, e o procurador geral do Município, Hugo Leonardo.

A administração demonstrou, mais uma vez, a preocupação com a queda na arrecadação do município, tendo em vista a desmobilização do projeto de mineração S11D, já em curso, que acarretará a saída da maior parte das empresas prestadoras de serviço e a diminuição imediata da arrecadação de ISS [Imposto sobre Serviço].

O prefeito Jeová Andrade também lembrou as melhorias salariais dadas a todas as categorias e o aumento real de ?? ao menos ?? 36% para todo o funcionalismo nos últimos três anos. Mesmo diante das questões apresentadas, a prefeitura elevou a proposta de reajuste da remuneração, dos 7% apresentados anteriormente, para 8%, levando em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos dez meses. Vale lembrar que a data-base, nesse ano, será dada a partir do mês de janeiro, segundo o artigo 4º da Lei nº 678/2015, ao contrário dos anos anteriores, em que era concedida em março. Considerando isto, as perdas salariais dos meses de janeiro e fevereiro do ano anterior já foram supridas pela data-base de 2015.

Por solicitação dos representantes dos sindicatos, a proposta de reajuste da remuneração retornou aos 7%, com um incremento de 16,27% no vale alimentação, passando dos atuais R$ 430 para R$ 500. Com isso, para os sindicalistas presentes, é possível beneficiar um número maior de servidores.

A proposta será agora levada para a apreciação da categoria em Assembleia. Se acatada, a prefeitura já encaminhará o projeto de lei para a aprovação da Câmara. O pagamento do reajuste será retroativo ao mês de janeiro.