Prefeitura lançará projeto para aproveitamento de entulhos da construção civil
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 01/04/2016
A prefeitura de Canaã dos Carajás está elaborando o projeto ??Canaã mais limpa ?? responsabilidade de todos?, com o objetivo de estimular a destinação correta de entulhos da construção civil e reaproveitar parte do material descartado. A ação é voltada sobretudo aos pequenos geradores de resíduos e vem de encontro ao projeto, já em desenvolvimento, ??Canaã contra a Dengue?, que conscientiza quanto à eliminação dos focos do mosquito aedes aegypt, que também transmite a chikungunya e o zika vírus.

A primeira iniciativa do projeto será a disponibilização de três pontos estratégicos no município para o descarte de materiais de construção civil, como tijolos, telhas e concreto. Caberá ao gerador encaminhar o entulho já separado para um dos locais indicados, onde ele será recolhido e separado por uma cooperativa. Os pontos serão implantados na Rua José Pereira Costa, no Bairro São José, na Rua Castanheira, ao lado da Escola José de Deus e na Praça do Novo Horizonte, ao lado da Construtora Pica-Pau e devem ser inaugurados já no próximo dia 11 de abril.

A administração também já está licitando uma máquina para o reaproveitamento de parte do entulho recolhido, como telhas, tijolo, concreto, que podem ser utilizados novamente em aterros e servir de matéria prima para a Secretaria Municipal de Obras.

Vale lembrar que a destinação correta dos resíduos de construção civil é de responsabilidade do gerador. O Código de Posturas do município, inclusive, prevê sanções, como multa, aos cidadãos que descartarem entulhos ou resíduos de qualquer natureza em terrenos urbanos ou nas margens das vias de acesso.