Novo Hospital Municipal de Canaã será entregue à população na próxima sexta-feira
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 05/04/2016
A população de Canaã dos Carajás passará a contar, a partir desta sexta-feira (8), com o novo Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG). A inauguração oficial está prevista para as 16h. A unidade ?? que está em funcionamento - foi completamente reestruturada e ampliada, ganhou novos consultórios, salas de parto, ala cirúrgica e recepção. O novo laboratório municipal, nos fundos do Hospital, também já está sendo utilizado. A obra foi realizada em parceria com a Vale, e permitiu quase dobrar a capacidade de atendimento da unidade. Antes da reconstrução, eram atendidos no local cerca de 180 pacientes por dia. Atualmente, são cerca de 300.

O Hospital também aumentou de 28 leitos, antes da reforma, para 62, sendo 11 de observação e 3 de pré-parto. Foi construída a área cirúrgica e materna, a sala de recuperação pós anestésica e a sala de cuidados com recém-nascidos. O setor de emergência ganhou uma ala de observação, com 11 leitos.

O secretário de Saúde do município, Dinilson José dos Santos, lembra que o prédio anterior do HMDG já estava insuficiente para atender a demanda, com qualidade, em Canaã dos Carajás. No entanto, ele assegura que, com a conclusão da obra, essa situação será diferente. ??Com os ambientes adequados e dentro das normas do Ministério da Saúde, daremos mais conforto para os pacientes e profissionais?.

Já o prefeito Jeová Andrade considera a obra ??moderna e avançada? e destaca que ela vai contribuir com a melhoria contínua da saúde no município. O líder de socioeconomia do projeto S11D, Leonardo Neves, endossa a afirmação. Ele define a entrega da reforma e ampliação do Hospital Daniel Gonçalves como ??mais uma demonstração da responsabilidade social da Vale com o município de Canaã, em contribuir com o poder público, no sentido de ampliar e melhorar cada vez mais o serviço público oferecido a população?.

Os números da nova unidade, de fato, já impressionam. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas 76 cirurgias só no mês de fevereiro, entre emergenciais e eletivas. No primeiro trimestre de 2016 foram realizados 9.226 exames e mais 705 realizados no laboratório de apoio.