Moradias do Minha Casa, Minha Vida em Canaã são entregues à população
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 11/04/2016
A diarista Joisa dos Santos pagou aluguel durante 10 anos. Pagou, pois, a partir de agora, ela pode dizer que não paga mais. Mãe de quatro filhos e com renda de cerca de R$ 750, ela terá um alívio e tanto no orçamento. Em vez de desembolsar os R$ 500 mensais para o aluguel, vai investir cerca de R$ 50 na sua casa própria no Residencial Canaã. Ao lado dos filhos, na última sexta-feira (8), ela era só felicidade. ??Se não tivesse que pedir a ligação da energia elétrica à Celpa, já mudaria hoje mesmo?, disse. Segundo a diarista, o dinheiro economizado por mês, vai servir para ??comprar mais coisas? para ela e os filhos.

Joisa é uma das 933 pessoas beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida em Canaã dos Carajás ?? parceria entre o governo federal e a prefeitura - que receberam oficialmente, na sexta, a chave de suas moradias. O evento, organizado pela Caixa Econômica Federal, lotou uma das avenidas do empreendimento, com beneficiários, familiares e amigos, que fizeram questão de prestigiar esse momento.

Canaã dos Carajás foi uma das seis cidades no Brasil que participaram da entrega simultânea de 4.452 casas na data. Também foram entregues moradias em Tailândia-PA, Balsas-MA, Jaciara-MT, Belo Horizonte-MG e Rio de Janeiro. A presidente Dilma Rousseff participou ao vivo, por teleconferência, da entrega em Canaã e definiu o programa de moradia como uma ??mudança de vida para todas as pessoas?.

??O lar é o lugar onde criamos nossos filhos, recebemos amigos e desenvolvemos laços afetivos. Tudo o que uma família quer é ter casa própria?, destacou. Dilma definiu o Minha Casa, Minha Vida como o maior programa no segmento do mundo, considerada a proporção da população e estimou que até 2018 devem ser entregues ao todo mais de 6 milhões de casas, com um investimento de mais de R$ 7,9 bilhões.

Já o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, se disse ainda mais feliz que os beneficiários. ??Essas famílias sonharam por muito tempo com isso e eu só tenho a agradecer por ter a oportunidade de fazer parte dessa vitória?.

Por fim, o ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, que também participou da cerimônia, definiu o acesso à moradia como ??um dos maiores desafios de uma cidade que cresce como Canaã e afirmou que a administração está fazendo a sua parte no sentido de contribuir com a transformação do município.

Moradia de qualidade

As 933 moradias entregues possuem 36 m², com dois quartos, sala, banheiro e área de serviço, sendo que 28 delas são adaptáveis para portadores de deficiência. O empreendimento conta ainda com centro comunitário, praça e quadra de esportes.

A prefeitura de Canaã, além de cadastrar as famílias beneficiadas, doou o terreno para a obra, garantiu o abastecimento de água e coleta de esgoto, e construiu a Avenida Ayrton Senna, que dá acesso ao Residencial. A administração também doou massa asfáltica para a melhoria da qualidade da pavimentação.