Com estrutura e equipamentos modernos, novo Hospital Municipal de Canaã é inaugurado
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 11/04/2016
Canaã dos Carajás passa a contar com um dos hospitais com estrutura mais moderna da região. Essa foi a constatação unânime de todas as autoridades que participaram da inauguração oficial do Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG), na última sexta-feira (8). Reconstruída, em parceria com a Vale, a unidade dobrou a capacidade de atendimento, passando de cerca de 180 pacientes por dia para cerca de 300, atualmente. O número de leitos também aumentou, de 28, antes da reforma, para 62.

O ministro da Secretaria de Portos da presidência, Hélder Barbalho, que participou da entrega, ressaltou que? a ação vai de encontro ao que há de mais caro na vida das pessoas, que é a vida?. ??A vida pública só vale a pena se usada para melhorar a vida da coletividade?, disse.

Já o deputado estadual João Chamon, que preside a Frente Municipalista na Assembleia Legislativa do Pará, disse que a obra se sobressai em relação a maioria dos municípios do Estado e destacou que participar da entrega é motivo de ??orgulho e satisfação?.

O vereador Dionízio Coutinho aproveitou o discurso para citar a relação próxima que tinha com Daniel Gonçalves, ex-candidato a vice-prefeito de Canaã, assassinado em 1996, e que dá nome ao hospital. Para ele, a unidade, que tem salvado vidas, homenageia com respeito a memória de Daniel Gonçalves, que era conhecido pela disponibilidade em atender as pessoas do município.

O presidente da Câmara, Jean Carlos, lembrou que seus três filhos e sua neta nasceram no Hospital e reforçou que Canaã demonstra caminhar em um sentido de valorizar a saúde ??em um país que não tem avançado muito nesse sentido?.

Saúde não apenas no hospital

O vice-prefeito de Canaã dos Carajás, Alexandre Pereira, ao discursar, reforçou que a saúde está entre as principais prioridades da administração, ao lado da infraestrutura e da educação. Ele agradeceu a paciência da população com as obras da unidade e disse que valorização das escolas e a criação de infraestrutura também tem contribudo com a saúde da população.

Representando a Vale, o analista de Relações com a Comunidade, Daniel Florenzano, relatou que a empresa ??fez parcerias com o poder público em várias áreas que contribuem com a saúde. ??Entendemos que dessa maneira conseguimos contribuir para um desenvolvimento com sustentabilidade?.

Já o prefeito Jeová Andrade também valorizou a memória do homenageado. ??Daniel Gonçalves foi um grande homem e essa cidade deve muito a ele pelo que fez por Canaã?. Para o prefeito, o hospital teve uma grande melhoria na estrutura, mas o principal ganho foi na humanização do atendimento, possível graças ao comprometimento da equipe.

A atuação dos profissionais também foi endossada pelo secretário de Saúde, Dinilson José dos Santos. Para ele, o grande trunfo da melhoria da saúde em Canaã é a atuação dos mais de 700 servidores da secretaria e mais de 300 do hospital que ??tem se dedicado para garantir qualidade?.