Conferência do Plano de Mobilidade é realizada em Canaã dos Carajás
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 15/04/2016
A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Planejamento do Município, realizou nesta quinta-feira (14) a Conferência do Plano de Mobilidade, com o objetivo de referendar, junto à sociedade civil organizada, o documento que vai nortear os investimentos em áreas relacionadas com a mobilidade em Canaã.

O evento teve a participação de autoridades municipais, lideranças comunitárias e delegados que foram eleitos durante consultas públicas realizadas no ano passado. A partir de agora, o Plano deve ser homologado via decreto do chefe do executivo municipal.

Ao participar a abertura da Conferência, o prefeito em exercício, Alexandre Pereira, lembrou que a elaboração do Plano foi vista, inicialmente, como um passo ousado de Canaã. No entanto, agora a prefeitura e a sociedade já pensam em outros projetos. ??Nossos sonhos são ilimitados. Cada vez que nós melhoramos, queremos melhorar ainda mais?.

Já o secretário de Planejamento do município, José Luiz dos Santos, exaltou o papel da comunidade, que participou de todas as discussões no processo. ??A preocupação com a mobilidade é uma tendência mundial e o município de Canaã é um dos que sai na frente no Brasil?.

Representando a Secretaria Municipal de Trânsito, a educadora Lázara Pereira afirmou que o plano contempla ??o sonho de ter uma cidade sustentável?. ??? bom saber que Canaã já está pensando nisso e não precisou chegar a um ponto crítico para se adequar?.

A elaboração do Plano de Mobilidade é uma exigência do governo federal para municípios com mais de 20 mil habitantes. Sem o documento, as prefeituras não tem acesso a recursos de ministérios para o setor. Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, a elaboração das mudanças teve o acompanhamento da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fadesp).