Projeto, que conta com participação de jovem de Canaã, busca ouvir estudantes para melhoria da educação
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 06/05/2016
Até o dia 30 de junho jovens de 13 a 21 anos podem opinar, por meio de um questionário online, sobre como pensam ser a ??escola dos sonhos? e de que forma o ambiente educacional pode ser melhorado. A iniciativa, liderada por jovens de todo o Brasil, está sendo conduzida pelo Porvir e Rede Conhecimento Social. A Secretaria de Educação do Município está incentivando a participação dos alunos da rede, por meio de ações de divulgação que serão desenvolvidas nas escolas.

Entre os integrantes do grupo está o jovem Mailson Cruz, que estudou em Canaã durante todo o ensino fundamental. Para ele, a participação dos alunos da rede municipal no questionário pode ajudar a construir um diagnóstico e orientar políticas públicas. ??Se pelo menos 50 alunos de cada escola preencherem, é possível analisar individualmente e ter conhecimento específico do que pensam os alunos do município?, diz.

Os resultados quantitativos da mobilização e a análise das respostas serão divulgados em agosto de 2016. Além dos dados gerais da escuta no Brasil, também será possível analisar as respostas por escola ou organização social/coletivo de jovens com pelo menos 50 participantes.

O questionário, disponível no seguinte link (https://perguntacao.typeform.com/to/gjDTl4), tem 20 perguntas. Algumas delas se destinam a identificar quem são os jovens que estão participando da escuta e qual é a sua origem. Entre os aspectos a serem avaliados pelos estudantes estão também a grade curricular, os conteúdos, as metodologias pedagógicas, os recursos usados para ensinar e aprender e o formato das salas de aula.