Grande caminhada encerra semana de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 19/05/2016
Uma grande caminhada pela Avenida Weyne Cavalcante encerrou, na tarde desta quarta-feira (18), a programação da Semana de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes em Canaã dos Carajás. Alunos de escolas municipais, servidores públicos, representantes de entidades ligadas ao tema e a comunidade em geral percorreram boa parte da via, com chegada no Centro, na Praça da Bíblia.

Ao discursar no encerramento do evento, o prefeito Jeová Andrade valorizou a grande presença da população e destacou a necessidade de toda a sociedade se unir em torno desse tema. ??Fico orgulhoso ao ver que a sociedade, as empresas e os servidores estão participando desse ato. Estamos aqui para gritar que Canaã não aceita esse tipo de crime?, disse.

Já o analista de Relações com a Comunidade da Vale, Daniel Florenzano, definiu como fundamental ??todo o esforço coletivo de defesa dessa bandeira?.

As atividades que integram a campanha já estão sendo desenvolvidas desde o dia 28 de abril, quando foi realizado um seminário de capacitação para os profissionais da rede de proteção municipal. A partir de então, palestras foram realizadas em empresas privadas e nas instituições da administração municipal para conscientizar sobre o tema.

Na véspera do Dia D da campanha, na terça-feira, 17 de maio, também foi realizada uma carreata pelas principais vias do município.

Campanha nacional

O Dia 18 de maio foi instituído oficialmente pela Lei 9.970, de 2000, como a data para a mobilização de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre o problema.

Em Canaã, a ação foi coordenada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As ações envolveram as secretarias de Saúde, Educação, a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel) e a Vale.