Tribunal de Justiça fará programação para lembrar Dia Nacional da Adoção em Canaã dos Carajás
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC, com informações do CNJ
Postada em: 20/05/2016
A Comarca do Tribunal de Justiça de Canaã dos Carajás vai realizar, na próxima quarta-feira (25), uma programação para lembrar o Dia Nacional da Adoção, que é celebrado nesta data no país. O evento será realizado na sede do Fórum Cláudio Montalvão das Neves, na Avenida Karajás, esquina com a Manaus, no Vale dos Sonhos, entre as 9h e as 12h, e tem como público alvo as pessoas interessadas em adotar, além dos pais adotivos no município, ou que estão com o processo em andamento.

A programação será iniciada com um ??Café da Adoção? oferecido aos presentes. Em seguida, às 9h30, será realizada uma apresentação musical com as crianças atendidas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

?s 9h45 será realizada uma palestra com o tema ??O Direito de Viver em Família?. Na sequência, os participantes poderão ouvir o depoimento de uma mãe que adotou por meio do cadastro Nacional e também de uma filha adotiva.

O evento será encerrado com esclarecimentos acerca do passo a passo para a adoção via Cadastro Nacional e com uma integração entre os presentes.

Data

O Dia Nacional da Adoção foi instituído pela Lei Nº 10.447, de 9 de maio de 2002. Já o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) foi criado em 2008 e auxilia os juízes das Varas da Infância e da Juventude na condução dos procedimentos dos processos de adoção em todo o país.

O cadastro permite, por meio de cruzamento de dados, que o sistema encontre perfis de crianças e pretendentes que vivem em estados e regiões diferentes, o que desburocratiza o trabalho do magistrado e agiliza a efetivação das adoções.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quase 6 mil crianças e cerca de 33 mil pretendentes estão cadastrados no CNA atualmente. O processo leva de adoção no Brasil leva, em média, um ano.