Prefeito prestigia inauguração de nova sede do Fórum de Canaã dos Carajás
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 01/06/2016
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, prestigiou a inauguração da nova sede do Fórum do município, na manhã desta quarta-feira (1º), obra que foi possível devido a parceria entre o poder Judiciário, a quem coube a elaboração do projeto e acompanhamento dos trabalhos, a prefeitura, que fez a doação do terreno, e a Vale, que executou os trabalhos.

O novo prédio, que homenageia o ex-desembargador Cláudio Augusto Montalvão das Neves, é localizado no bairro Vale dos Sonhos, e já está em funcionamento. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJ), Ricardo Ferreira Nunes, e do consultor geral e diretor de Integridade Corporativa da Vale, Clovis Torres.

O novo Fórum passa a funcionar já com duas varas. Há, no entanto, a previsão de aumento da capacidade de atendimento, de acordo com a demanda. O prédio tem cerca de 1,3 mil m² de área construída, inserido em um terreno de 6 mil m².

Ao discursar, o prefeito Jeová Andrade definiu a estrutura como ??um presente grandioso para a sociedade de Canaã dos Carajás?. Ele lembrou que a prefeitura já destinou terrenos próximos para a construção das sedes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e Defensoria Pública, com o objetivo de criar uma ??Praça da Justiça? e agradeceu o apoio da empresa Vale que, para ele, ??tem sido uma grande parceira do município?.

A presidente da subseção canaense da OAB, Josemira Gadelha, comemorou a inauguração do novo prédio, ressaltando a infraestrutura deficiente da antiga casa do Judiciário no município. ??Esse Fórum não é do juiz, ou dos advogados, mas da sociedade?, alertou.

Já o representante da Vale, Clóvis Torres, afirmou que, com a modernização das estruturas públicas, ??Canaã demonstra estar preparada para um novo ciclo de desenvolvimento?. ??A Vale reconhece a sua responsabilidade para fomentar isso?, assegurou.

Por fim, o vice-presidente do TJ, Cláudio Augusto Montalvão, definiu a entrega de um novo espaço para a Justiça como ??um dos momentos mais gratificantes para um magistrado?. Ele ainda valorizou a união de esforços para a construção do novo prédio, lembrando que ??a parceria público-privada deve prevalecer sempre que o interesse público estiver em voga?.